Lazer

Festa dos Chocalhos e Aldeias Históricas

Dois dias bem passados, com bom tempo, boa comida e principalmente boa companhia. Que venha o próximo!

No fim de semana de 17 e 18 de setembro, com saída da Nazaré, o grupo dirigiu-se para a Beira Baixa, mais propriamente à aldeia histórica de Castelo Novo, no concelho do Fundão.

Nesta aldeia, situada em plena Serra da Gardunha, a visita foi conduzida por uma técnica do Município do Fundão. Foi possível observar um conjunto arquitetónico único, local que nos fascina pela sua naturalidade, desde a água que brota das inúmeras fontes, ao granito que ergue a aldeia, à beleza das suas praças e calçadas.

Após um reconfortante almoço, o final de tarde e noite foram reservados para a Festa dos Chocalhos, na magnífica aldeia de Alpedrinha, onde abunda a beleza dos seus edifícios, das suas ruas, bem como a simpatia das suas gentes. A festa de cariz popular, com muita animação de rua, onde as gentes da terra abrem as suas casas, mostrando o seu saber e comercializando maravilhosas iguarias.

Esta festa, também conhecida por Festival dos Caminhos da Transumância, pretende reavivar a arte e a tradição da pastorícia. Transumância significa a deslocação periódica que antigamente os rebanhos faziam no verão, da planície para as serras e em sentido contrário no inverno, à procura de melhores pastagens.

O segundo dia do passeio foi inteiramente dedicado a mais três aldeias históricas: Monsanto, Idanha-a-Nova e Idanha-a-Velha. Aldeias do interior, muito desertificadas, possuidoras de património arquitetónico riquíssimo e bem preservado.

Aceda aqui ao PDF.

Publicado em 07/10/2016