Cultura

Exposição "Conexões Afro-Ibero-Americanas" visitada pelos nossos Associados

Visita guiada realizada a 23 de abril

O edifício sede da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) por si só já tem uma vasta história, pois eram ali que ficavam guardados os elementos afetos à navegação que estavam ao serviço do Rei.

Antes do aterro, o Tejo chegava à sua beira, e ainda está bem presente naquele sítio esse passado. Junto ao edifício temos a Rua da Alfândega Velha, a Travessa dos Escaleres e das Galeotas. E porque era necessário ter água para os residentes, lá está, ainda em bom estado de conservação, uma nora com os seus alcatruzes.

Mas o motivo principal da nossa ida foi a exposição que ali está patente ao público com o título "Conexões Afro-Ibero-Americanas". Foi uma agradável surpresa porquanto estas exposições, fora dos museus, são geralmente constituídas por "meia dúzia" de elementos, o que não é este caso.

A exposição está dividida em três núcleos. Para ter uma ideia do valor, e do tamanho da mostra, só no primeiro núcleo temos obras dos seguintes artistas: Alberto Chissano; Artur Boal; Carlos Eurico da Costa; Cruzeiro Seixas; Emiliano Di Cavalcanti; Ernesto Shikhani; Fernando Lemos; Melo e Castro; Evandro Carlos Jardim; Isabel Meyrelles; Joan Miró; Jorge Vieira; Leonor Fini; Luís Feito; Malangatana; Manuel Viola; Marcelo Grassmann; Mário Cesariny; Óscar Dominguez; Pablo Picasso; Pancho Guedes; Salvador Dali, e outros mais pois estes são apenas os nomes dos que constam do primeiro núcleo.

Fomos muito bem recebidos, e com um gesto de grande simpatia, pois foi-nos oferecida a visita. Aqui deixamos expresso o nosso obrigado aos responsáveis pela exposição.

Aos sócios, que não puderam ir, sugerimos que ao passarem por Belém vão até ali onde podem ver obras de grande qualidade e de grandes artistas.

Clique aqui para ver mais algumas fotos.

Publicado em 27/04/2017