Lazer

Brincadeiras divertidas!

5 objetos que tem em casa e que se podem transformar em brinquedos divertidos
#Fiquealerta #Estamosjuntos

Neste mês dedicado às crianças, o seu Clube vem trazer-lhe ideias criativas para fazer com os mais pequenos, utilizando objetos de casa e transformando-os em brincadeiras divertidas.

9 objetos que tem em casa e que se podem transformar em brinquedos divertidos. Basta ter vontade e dar asas à imaginação! Esta semana trazemos 5 e na próxima os 4 restantes. Mãos à obra!

1 - MOLAS DA ROUPA

Existe uma enorme quantidade de brinquedos que se podem construir com algo tão simples como molas para pendurar a roupa e que ajudam a desenvolver a coordenação motora das crianças. Têm a vantagem também de ser um material barato e fácil de encontrar. Deixamos algumas sugestões:

. Cores e números - Corta-se uma cartolina em vários cartões e desenham-se números em cada um. A criança deverá colocar o número de molas no cartão correspondente ao número desenhado;
. Identificar as cores - Esta atividade tem como foco ajudar as crianças a identificar as cores;
. Cores e formas - Também se pode fazer uma brincadeira com molas que ensina sobre cores e formas ao mesmo tempo. É um tipo de brincadeira que entretém as crianças durante bastante tempo;
. Olha o avião! - Muito simples de fazer, basta ter pauzinhos de gelado, uma mola e cola. Pinta-se com as cores que mais gostam e voilá - um lindo avião para brincar;
. Quem não gosta de dinossauros? - Faz-se o desenho numa cartolina, recorta-se, pinta-se e penduram-se as molas. Fácil, não?

Qualquer objeto (seguro) pode transformar-se num brinquedo. O importante é a interação que a criança (e o adulto) tem com o brinquedo. Quantas vezes não compramos brinquedos que não representam desafios para a criança porque o que comprámos já vem pronto e a criança não precisa fazer muita coisa para além de apertar um botão e observar.

2 - CAIXAS DE GUARDAR COISAS NA COZINHA

Agora a proposta é fazer a criança encontrar as tampas certas para cada caixa. Começa-se por separar as caixas de plástico de diferentes tamanhos e formatos e coloca-se no chão, as caixas de um lado e as tampas do outro. Depois é só esperar que a criança feche as caixas com as tampas certas.

3 - E QUE TAL FAZER UM ESPAÇO PARA O "PULA-PULA" EM CASA?

Basta criar um espaço seguro com um sofá, almofadas e deixar a criança pular. Eles adoram!

4 - ESPELHO

A partir dos dois anos de idade, as crianças começam a perceber de maneira mais consciente, que são capazes de encolher, girar e contorcer de forma divertida algumas partes do corpo. Uma proposta para os mais pequenos é colocar-se com eles à frente do espelho e acompanhá-los na descoberta da sua imagem.

5 - BRINCADEIRAS COM UMA LANTERNA OU COM A LUZ DO TELEMÓVEL

Uma hipótese é o "esconde-esconde". O adulto vai dando luz com a lanterna para a criança a seguir e encontrar os escondidos. Outra hipótese é fazer imagens com as mãos, projetando a sombra na parede. O desafio é identificar cada imagem projetada.

Nota: O Clube não tem qualquer interesse direto ou indireto nas marcas e/ou empresas e/ou entidades indicadas.

Fonte: "Sapo Casa e Lazer - 2020".

Publicado em 24/06/2020