Lazer

Jogos Tradicionais para Crianças

Vamos jogar à Carica e ao Caracol?
#Fiquealerta #Estamosjuntos

Neste mês em que se comemora a criança, o seu Clube vai trazer-lhe todas as semanas diferentes jogos tradicionais. Brincar com tradição é o mote que propomos!

Hoje escolhemos dois jogos muito fáceis e que todos conhecem: o jogo da carica e do caracol.

À Carica

Descrição do Jogo: Desenha-se uma pista no chão, com giz se for numa varanda, num jardim ou com uma linha grossa se for em casa. Terá de se cortar, para se fazer uma pista. Cada um coloca o nome na sua carica. Com o dedo vai-se atirando a carica para a frente, sem que esta saia da pista. Se sair, terá de voltar ao início da partida. Vence o primeiro que chegar à meta.
Mínimo de pessoas: 2.
Material: Caricas, giz ou linha grossa.
Regras: Os jogadores têm que conduzir as suas caricas até à meta, sem sair das linhas que definem a pista.

Ao Caracol

Descrição do Jogo: Desenha-se a figura do caracol com giz ou outro, conforme for o solo onde se vai jogar. O caracol desenhado deverá conter várias divisões (casas). Cada jogador tem o desafio de levar a pedrinha, em cima do pé, ao longo do caracol e regressar, sem pisar nenhum risco com o pé ou com a pedrinha. Quando isto é conseguido, o jogador tem direito a escolher uma casa e marcá-la. Isto vai permitir que este jogador possa descansar nesta casa, quando por lá passar nas próximas vezes, enquanto que os outros terão de passar por cima. Desta forma o jogo vai aumentando a dificuldade, vencendo o jogador que conseguir o maior número de casas.
Mínimo de pessoas: 2.
Material: Giz e uma pedrinha ou algo parecido.
Regras: Encaminhar a pedra até ao centro.

Percebeste como se joga? Pergunta aos pais ou avós, que eles explicam-te!

Nota: O Clube não tem qualquer interesse direto ou indireto nas marcas e/ou empresas e/ou entidades indicadas.

Fonte: "SlideShare - 2020".

Publicado em 25/06/2020