Lazer

Jogos Tradicionais para Crianças

Vamos jogar à Bola de Trapo e "Queimei"!
#Fiquealerta #Estamosjuntos

Neste mês em que se comemora a criança, o seu Clube vai trazer-lhe todas as semanas diferentes jogos tradicionais. Brincar com tradição é o mote que propomos!

Hoje escolhemos dois jogos muito fáceis e que todos conhecem: bola de trapo e "queimei".

Bola de Trapo

Descrição do Jogo: Cada jogador lança a bola à parede, o maior número de vezes possível, sem a deixar cair. Caso haja mais jogadores, formam-se equipas e jogam alternadamente. A altura da bola lançada à parede é indiferente. Sempre que cair ao chão, passa para o outro jogador ou outra equipa. Vence o que conseguir lançar mais vezes a bola à parede, sem cair.
Mínimo de pessoas: 2.
Material: Uma bola feita de trapos velhos.
Regras: Os jogadores têm que lançar a bola à parede, o maior número de vezes possível, sem a deixar cair.

"Queimei"

Descrição do Jogo: Desenha-se um retângulo no chão, dividido em vários quadrados - as casas - que deverão ter sensivelmente a largura de 2 ou 3 pés. O número de casas a desenhar é variável, mas não deve ser superior a 10. O 1.º jogador coloca-se com os pés na 1.ª casa, com os olhos tapados. Salta para a 2.ª casa e pergunta: queimei? Os outros responderão sim ou não, conforme pisou ou não os riscos dos quadrados. Se não pisou, continua o jogo saltando para a casa seguinte e assim sucessivamente. Se "queimou", ou seja pisou algum risco, sai de jogo e começa o jogador seguinte. Só voltará a jogar quando todos já tiverem jogado e reinicia o jogo na casa onde ficou. Vence quem conseguir saltar para todas as casas, sem se "queimar" e chegar ao fim em 1.º lugar.
Mínimo de pessoas: 2.
Regras: O jogador que tiver os olhos tapados deverá percorrer as casas sem as pisar.

Percebeste como se joga? Pergunta aos pais ou avós, que eles explicam-te!

Nota: O Clube não tem qualquer interesse direto ou indireto nas marcas e/ou empresas e/ou entidades indicadas.

Fonte: "SlideShare - 2020".

Publicado em 30/06/2020