Lazer

Brincadeiras divertidas!

Esta semana trazemos os restantes 4 objetos que se podem transformar em brinquedos divertidos
#Fiquealerta #Estamosjuntos

Neste mês dedicado às crianças, o seu Clube vem trazer-lhe ideias criativas para fazer com os mais pequenos, utilizando objetos de casa e transformando-os em brincadeiras divertidas.

9 objetos que tem em casa e que se podem transformar em brinquedos divertidos. Basta ter vontade e dar asas à imaginação! A semana passada trouxemos 5 ideias. Esta semana trazemos as 4 restantes. Mãos à obra!

6 - ESPUMA DE BARBEAR (E ESTA HEIN?)

Nem vai acreditar na quantidade de atividades sensoriais que as crianças vão poder fazer com este material. Basta um bocadinho de imaginação e a autorização do pai, claro:

. Desenhar ou escrever com os dedos - Utiliza-se um fundo colorido de plástico (ou vários), espalha-se o creme e deixamos os dedinhos aventurarem-se em desenhos, ou até mesmo em atividades que envolvam aprender com letras ou números. Pode estimular não só a criatividade como o gosto pelo estudo;
. Desenhar as nuvens - As nuvens sempre nos fascinaram. Basta ter um espelho, seja no quintal de casa ou na varanda, desde que fique voltado para o céu e pincéis. O azul do céu ficará refletido no espelho e as crianças poderão inventar as nuvens que quiserem. Não é incrível?
. Criar brincadeiras - Porque não deixá-las criar objetos, brincadeiras... sim, tudo à nossa volta pode ser objeto de brincadeira, basta querer!

7 – UTENSÍLIOS DE CASA

Os utensílios de casa podem ser uma ótima ferramenta para fazer uns divertidos carimbos para pintar! Deixamos algumas sugestões:

. Parafusos e roscas - Caso tenha em casa um destes objetos grandes e em bom estado, é bom experimentar para mostrar às crianças, de forma criativa, que um mesmo objeto pode ter diferentes utilidades;
. Utensílios de cozinha - Os utensílios da cozinha, como um amassador de batata, podem também transformar-se em carimbos ou desenhos engraçados;
. Aproveitar Legos - E que tal converter legos em carimbos que se transformam em desenhos? Basta ter carimbos e legos e dar asas à imaginação!

8 - LENÇOL

Outra ideia é aproveitar lençóis velhos. Para as ideias que damos só precisamos de um lençol velho ou um pedaço de tecido grande usado, balões e bolinhas de ténis, ping-pong, de borracha, qualquer uma serve:

. Mini-golfe - O primeiro passo é dobrar o lençol ao meio e fazer um pequeno corte bem no centro do mesmo. Este buraco não pode ser muito grande. O ideal é que fique somente um pouco maior que a bolinha a usar. Assim, a brincadeira funciona para duas até quatro pessoas. Se houver mais pessoas, pode-se fazer mais buracos no lençol, mas têm de ficar espaçados;
. Balões pelo ar - Nesta brincadeira com um lençol (os furos não atrapalham), usa-se um balão em vez da bolinha. A sugestão original é segurar o lençol (duas ou mais pessoas) e colocar o balão no meio. Juntos, lançam o balão para o alto só com o peso do lençol, não podendo deixar cair o balão ao chão.

9 - ESTANTE OU BIBLIOTECA

Este jogo chama-se "os sete erros". Só precisa de escolher uma estante ou biblioteca numa sala. Depois pede à criança para observar a estante durante um minuto e quando o tempo acabar diz-lhe para sair da sala. O passo seguinte é mudar sete objetos do lugar e desafiar a criança a descobrir quais foram os objetos mudados. Também poderá ser um jogo a fazer em família, em grupos, como "Uma noite de jogos em família" por exemplo.

Jogo da memória - Este jogo pode incluir toda a família. Numa parte da casa todos observam durante um determinado tempo o ambiente e tentam memorizar os objetos disponíveis. Escolhe-se alguém para começar o jogo, ficando de olhos tapados. Outra pessoa vai escolher um objeto daquela sala e coloca na mão de quem está com os olhos tapados. Esta vai ter que adivinhar que objeto é esse usando apenas o tato. Se estiver fácil numa só parte da casa, alarga-se o jogo à toda casa!

Perguntas e respostas - A brincadeira tradicional consiste em formar uma "Torre" com peças de madeira, de plástico, de legos, o que tiver em casa e possa servir. Vai-se tirando aos poucos cada peça, até ver quem deixa cair a "Torre".

Uma proposta diferente é colocar perguntas nos blocos de madeira (ou outro material) e fazer com que cada peça retirada da "Torre" tenha uma pergunta. Estas podem ser sobre os mais variados temas: Qual o teu animal preferido? Qual foi a melhor viagem que fizeste? O que gostas mais na escola? Qual o teu jogo preferido? Ou perguntas sobre temas: desporto, cultura, lazer...

O importante é a interação entre as crianças ou entre estas e os adultos. Estarem juntos, brincarem, jogarem, terem momentos de alegria e partilha. Momentos em família. É para isso que o seu Clube quer contribuir!

Notas: Os jogos deverão ser escolhidos de acordo com a idade das crianças; o Clube não tem qualquer interesse direto ou indireto nas marcas e/ou empresas e/ou entidades indicadas.

Fonte: "Sapo Casa e Lazer - 2020".

Publicado em 30/06/2020