Lazer

Escrever um Diário!

Porque razão as crianças devem começar a escrever um diário?
#Fiquealerta #Estamosjuntos

Hoje o seu Clube vem mostrar como é importante escrever, pois trata-se de um escape perfeito para as crianças expressarem o que lhes vai na alma.

"Querido coronavírus: Tu não prestas. Por causa de ti, estive fechada em casa, tenho saudades dos meus amigos e não posso praticar desporto. Perdi liberdade, deixei de ir à escola e o meu irmão mais novo está sempre a aborrecer-me."

"Se as crianças conseguirem colocar as suas observações no papel, isso pode ajudá-las a compreender estes tempos confusos e assustadores", diz Melissa Hart, autora de "Better with Books". "As emoções de uma criança parecem menos assustadoras quando elas as veem escritas no papel."

Um diário pode ajudar as crianças a promover capacidades de escrita, de linguagem e de comunicação. Mas devemos esquecer a ideia que um diário é uma recapitulação da rotina do quotidiano. Não! "Um diário permite que os nossos filhos articulem ideias, histórias e sentimentos", diz Hart.

Alguns conceitos básicos

Não é preciso muita coisa para começar. "As crianças só precisam de papel e de algo para escrever", diz Hart. Na verdade, o diário perfeito é aquele que se adapta melhor ao estilo dos seus filhos: um bloco de notas, um caderno de linhas, papel milimétrico ou simplesmente uma página em branco. Deve-se deixar as crianças controlar as suas aventuras no diário e permitir que descubram a hora e o local certos para escrever. Mesmo que seja apenas alguns minutos por dia, duas vezes por semana, não só para manter as coisas diferentes e divertidas, mas também para reduzir a pressão de uma criatividade forçada. E as crianças não se devem preocupar com ortografia, pontuação ou gramática. "É uma zona sem regras ou estrutura", diz Hart. E atenção: privacidade é importante! Eles precisam de uma zona livre de apreciações e sem os olhares indiscretos dos pais.

Como começar?

Se o seu filho não conseguir pensar em nada para começar, faça-lhe um desafio ou dê-lhe uma sugestão. Seguem-se algumas ideias para as crianças começarem a sua jornada num diário:

- Fazer uma lista sobre os cinco sabores de gelado preferidos, livros, músicas, piadas ou palavras;
- Escrever uma história sobre uma personagem secundária de um filme, livro ou programa de televisão preferido, como por exemplo o Ollivander, o criador de varinhas dos livros Harry Potter;
- Escrever uma história com um parágrafo sobre uma fotografia de férias, sobre um familiar ou sobre um momento divertido;
- Fazer um desenho ou rabiscos;
- Escrever uma carta ao coronavírus ou a qualquer outra coisa que preocupe o seu filho;
- Descrever como a casa mudou desde que a família começou a ficar sempre em casa;
- Terminar a seguinte frase: Estou chateado / triste / assustado porque...;
- Descrever os benefícios inesperados do confinamento;
- Escrever uma história sobre um super-herói e o coronavírus (ou outro tópico pertinente);
- Contar uma história que fale sobre o facto de estarem todos sempre em casa - mas contada da perspetiva do animal de estimação da família;
- Escrever cinco desejos;
- Comparar um dia normal de agora com um dia de há um ano atrás.

Nota: O Clube não tem qualquer interesse direto ou indireto nas marcas e/ou empresas e/ou entidades indicadas.

Fonte: "Nationalgeographic.com" - 2020.

Publicado em 09/07/2020