Lazer

Leiria, Arouca, Santa Maria da Feira e Aveiro

Fomos na "Rota das Pedras Parideiras" nos dias 16 e 17 de maio

O Castelo de Leiria, mandado construir por D. Afonso Henriques, continua a ser um monumento imponente e com uma vista fantástica sobre a cidade. Após a visita fizemos o percurso a pé até ao centro da cidade, passando pela Sé e pela casa onde Eça de Queiroz viveu durante algum tempo e escreveu vários livros. O restaurante Manuel Júlio, onde decorreu o almoço, esteve uma vez mais à altura dos seus pergaminhos.

A Vila de Arouca surpreendeu-nos positivamente pelo seu enquadramento habitacional e harmonia. Na visita ao Mosteiro de Arouca, a excelente guia que nos companhou descreveu-nos toda a sua história. Na Sala do Coro tivemos oportunidade de assistir a um "Concerto de Orgão" dado por um antigo organista do Convento de Mafra. Na Fábrica de Pão de Ló e Doces Regionais, foi-nos dado conhecimento do seu modo de confeção e tivemos uma prova acompanhada de espumante da região.

A Serra da Freita, com os seus tons amarelos, da giesta e da carqueja e rosa da urze, estava deslumbrante. Na "Casa das Pedras Parideiras - Centro de Interpretação do Arouca Geopark" observámos o afloramento de ”pedras parideiras” a céu aberto e coberto, e assistimos ao filme em 3D "Pedras Parideiras - Tesouro Geológico". Este fenómeno é único em todo o mundo.

Junto à aldeia de Mizarela observámos ainda a queda de água conhecida por Frecha da Mizarela. Na "Adega Monhé", o medalhado chefe José Luis Sotto Mayor, teve a amabilidade de nos descrever como confecionou o nosso almoço, que foi o famoso e excelente "Cozido no Pão".

Seguimos para Aveiro, a "Veneza Portuguesa", onde fizemos um passeio de barco na sua linda Ria. Na Fábrica de Ovos Moles assistimos a uma demonstração dos diversos passos da sua produção, seguidos de uma prova.

Foi um fim de semana inesquecível, o sol brilhou sempre, a temperatura esteve amena, a paisagem deslumbrante, a gastronomia deliciosa e a cultura presente.

Publicado em 05/06/2015