Lazer

Festa da Castanha

Passeio por terras de Viriato, Douro, Sernancelhe, Trancoso e Folgosinho

Com o céu nublado partimos em direção a Viseu, no dia 29 de outubro, onde visitámos o seu Centro Histórico e o Museu Grão Vasco. Depois do almoço, no restaurante o Martelo, fomos até Peso da Régua. O Museu do Douro foi uma agradável surpresa.

Nas Caves da Murganheira, em Tarouca, localizadas num túnel escavado por debaixo da vinha, pudemos observar milhares de garrafas de espumante e fomos informados sobre o seu método de fabrico e engarrafamento, seguindo-se uma prova.

Em Lamego visitámos o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, a Sé e a Igreja de S. Pedro de Balsemão. Seguiu-se o Santuário da Senhora da Lapa, Centro Religioso de grande devoção.

Na visita guiada à Quinta da Pacheca, uma das propriedades mais emblemáticas do Douro,  tivemos oportunidade de ver a adega com os seus grandes lagares, onde nos foi explicado o método de produção e estágio dos vinhos daquela quinta. Nas caves onde o vinho é envelhecido, tivemos uma degustação de vinhos ali produzidos.

Na visita guiada à linda cidade de Trancoso pudemos ver o Centro Histórico, as muralhas e o castelo.

Em Sernancelhe tivemos oportunidade de comprar a famosa castanha "Martaínha", queijos, enchidos, figos, amêndoas e outros produtos regionais, seguindo-se uma visita àquela linda vila.

No Castelo de Folgosinho, situado num local estratégico, pudemos ver o vale do Mondego e toda a região envolvente.

Foi um passeio agradável, com um grupo muito simpático, uma gastronomia de muito bom nível e no qual a cultura teve pontos altos.

Publicado em 17/12/2015