Lazer

Clube Millennium bcp foi na Rota do Bacalhau!

Ílhavo, Ovar, Válega, Aveiro e Santa Maria da Feira foram alguns dos locais visitados nos dias 21 e 22 de maio

Saída de Sete Rios em direção a Ílhavo onde visitámos o Museu Marítimo de Ílhavo. Aí observámos diversas coleções de objetos relacionados com a pesca à linha do bacalhau, da faina agro-marítima da Ria de Aveiro, de algas, de arte e a maior coleção de conchas do país.

Após um excelente almoço, em Ovar, fomos até à aldeia de Válega e ao seu Museu Etnográfico que dá a conhecer trajes regionais, artesanato e objetos ligados à vida da aldeia.

Na Gafanha da Nazaré, o Navio Museu Santo André, que é um polo do Museu Marítimo de Ílhavo, foi a visita seguinte. Este navio tem 71,40m, com um porão com capacidade para mais de 1.000 toneladas de peixe. Foi uma agradável surpresa percorrer o seu interior e poder ver toda a sua maquinaria e artes de pesca. Fez parte da frota portuguesa do bacalhau e pretende ilustrar as artes do arrasto.

Em Aveiro visitámos o Museu de Aveiro, que ocupa as dependências do antigo Convento de Jesus, edificado no século XV, onde se recolheu, em 1472, a Infante D. Joana, filha do Rei D. Afonso V. A fachada atual data do século XVIII e nela se inscrevem três portais com bonitos frontões, vendo-se o brasão real no meio. O edifício conserva o átrio, o claustro, algumas capelas Manuelinas decoradas com azulejos e a sala do capítulo. Na lindíssima igreja, merece especial atenção a capela-mor pelo notável trabalho de talha dourada. No coro baixo da igreja encontra-se o túmulo de Santa Joana, peça de exímia execução com finíssimos embutidos de mármores italianos de diversas cores. Possui ainda notáveis coleções de pintura, escultura, ourivesaria e paramentos.

De seguida fomos até ao Museu de Arte Nova, onde através da excelente guia fomos informados sobre a revolução estética que a Arte Nova proporcionou em muitos edifícios de Aveiro. Observámos diversas fachadas expoente máximo daquela arte.

Após almoço, em Santa Maria da Feira, seguimos até Sangalhos, onde o Aliança Underground Museum estava à nossa espera para uma visita guiada a esse espaço expositivo, que se desenvolve ao longo das tradicionais Caves Aliança, comtemplando oito exposições distintas de diferentes áreas tais como, arqueologia, etnografia, mineralogia, azulejaria cerâmica e estanharia.

Foi um passeio muito agradável, que permitiu aumentar a nossa cultura através dos muitos museus e locais visitados, e ter experiências de alto nível no plano gastronómico.

Publicado em 08/06/2016