Login
Nº Sócio
Pin
    
 

Passeio "Caminhos do Contrabando" (Minho)


Dias 20 e 21 de outubro de 2018
Inscrições fechadas


Historial: Ao longo da história, a fronteira criou formas de vida únicas. A fronteira entre Portugal e Espanha é conhecida como a Raia, onde foi criado um género cultural próprio, associado ao contrabando. Vamos dar a conhecer as vivências e as histórias de um povo, que viu nas trocas comerciais ilegais (contrabando) entre os dois lados uma forma de subsistir.

Venha descobrir e sentir o ser contrabandista, nas suas epopeias diárias de passagem para a outra margem, as fugas à Guardia Civil e à Guarda Fiscal, a dificuldade de carregar fardos de café, tabaco, azeite, entre outros produtos, e atravessar o ribeiro, assim como o preparar dos burros, carregá-los, tocá-los pelos trilhos do contrabando que eram alterados a qualquer momento.

Venha desfrutar desta experiência num ambiente natural rodeado por belas paisagens e conhecer histórias e lendas ligadas à atividade do contrabando, contadas por alguns ex-intervenientes.

» Programa de 20 de outubro:

. 10h00 - Saída do Porto (Estação de Campanhã) em direção a Braga, continuando pelas Cerdeirinhas em passeio panorâmico sobre as Albufeiras das Barragens da Caniçada e de Salamonde até à Barragem da Venda Nova com pequena paragem. Segue-se por Ponteira até Outeiro para paragem e contemplação da paisagem entre a Serra do Gerês e a Albufeira da Barragem de Paradela, num espaço hoje classificado como Património Agrícola Mundial;

. 13h00 - Almoço no restaurante "D. Pedro Pitões", em Pitões das Júnias. Saída para Paredes do Rio (Circuito da Arquitetura Popular). Prossegue-se para Montalegre com visita ao Ecomuseu do Barroso. Continuação para Vilar de Perdizes com pequena paragem. Segue-se para Chaves - check-in no hotel. Saída para jantar, em percurso pelo centro histórico;

. 20h30 - Desfile de Tapas, com animação: Queimada das Bruxas. Alojamento.

» 21 de outubro:

. 09h00 - Check-out no hotel. Saída para Vilarelho da Raia. Encontro com os contrabandistas que nos encaminham para o local combinado e secreto onde se encontram os burros à nossa espera. Tratamento e aparelhamento dos burros, seguido do carregamento das mercadorias a transportar. Início da jornada do contrabando, por caminhos sinuosos. Após o término da atividade, regresso à aldeia - interpretação da paisagem e da envolvência;

. 13h00 - Merenda do contrabandista no campo em Vilarelho da Raia. Visita ao Museu Etnográfico de Vilarelho. Regresso à origem.

A 22 de agosto informaremos os Associados cujas inscrições forem consideradas (não será válida qualquer inscrição não confirmada pelo Clube Millennium bcp).

PDF (Arquivo)

Publicado em 03/08/2018 (Atualizado em 21/08/2018)