Login
Nº Sócio
Pin
    
 

Passeio por Terras do Dão e Demo


Quando é que é o próximo?


No fim de semana de 22 e 23 de setembro tivemos mais uma deslocação promovida pela Secção de Leiria... desta vez o destino foi o distrito de Viseu.

No primeiro dia a paragem inicial foi em Carregal do Sal, mais propriamente na emblemática Quinta de Cabriz. Aqui fomos gentilmente recebidos pela relações públicas do grupo Global Wines, a qual nos conduziu na visita guiada à quinta, com explicação pormenorizada de todos os processos de fabrico do vinho, bem como o enquadramento da empresa no sector.

Como sempre a visita passou pela loja da quinta; aqui vários participantes aproveitaram a oportunidade para adquirirem o famoso néctar a preços convidativos. Por último, fechámos da melhor maneira - um excelente almoço servido num dos restaurantes da quinta, onde obviamente tivemos oportunidade de saborear a típica Vitela de Lafões acompanhada pelos diversos vinhos produzidos no local. Logo aqui houve lugar a muita confraternização entre todos os participantes.

A tarde foi passada em Viseu, cidade de "Viriato". Hospedados em pleno centro da cidade, uns aproveitaram para visitar ou revisitar os principais monumentos locais, como a Sé ou o Museu Grão Vasco, outros deslocaram-se até à Festa das Vindimas, certamente esta promovida pelos principais produtores de vinhos do Dão.

O jantar foi mais uma excelente jornada gastronómica e de convívio num dos mais carismáticos restaurantes de Viseu. Após o jantar, muitos dos participantes ainda tiveram oportunidade de assistir ao vivo ao concerto de Ana Bacalhau, perante o magnífico cenário do adro da Sé.

No segundo dia de passeio, logo pela manhã, o grupo rumou até ao concelho de Sernancelhe, no cimo da Serra da Lapa, aquele que em tempos foi um dos principais Santuários Marianos da Península Ibérica. Santuário de Nossa Senhora da Lapa, local muito interessante e praticamente desconhecido para a maioria dos sócios.

Aproveitando a viagem de regresso, a última paragem foi em Vila Nova de Paiva. Ali fomos recebidos por uma simpática e competente técnica de turismo do município, para nos apresentar o que de melhor a terra tem em termos de património local. Antes da viagem de regresso a casa ainda fomos presenteados com umas pequenas provas de produtos regionais.

Resumindo, mais um evento, que agradou, e de que maneira, a todos os participantes, os quais já perguntam pelo próximo!

Publicado em 25/10/2018