Login
Nº Sócio
Pin
    
 

Visitámos o esplendor de Trás-os-Montes!


Viagem realizada de 13 a 16 de setembro


Com o objetivo de visitar as Terras Altas saímos em direção à Régua onde visitámos a Quinta de São Domingos com prova da vinhos e almoço. De tarde, visita à fábrica das Pedras Salgadas onde fomos informados do processo de captação e engarrafamento. Passeio pelo parque para apreciar a sua enorme beleza seguido de lanche na Casa de Chá. Chegada a Chaves para jantar e alojamento.

No dia seguinte, saída para Mirandela com passagem por Sonim onde visitámos uma vinha velha e a respetiva adega. Fomos recebidos com amizade por uma família jovem e empreendedora que nos brindou com uvas, figos, diversas misturas de uvas e frutas, um fado dedicado ao vinho muito bem interpretado e finalmente uma prova de bons vinhos desta típica região acompanhada por bola tradicional. Um momento para recordar.

Chegados a Mirandela visitámos o Museu do Azeite antes do almoço. De tarde um passeio de comboio pela cidade para apreciar a sua beleza natural. Antes do regresso a Chaves ainda parámos no Museu do Vinho, em Valpaços, onde fomos recebidos com enorme simpatia e com um lanche não previsto acompanhado pelos bons vinhos da região.

Na manhã seguinte, partida para a Região do Gerês para apreciar a deslumbrante paisagem transmontana com serras, vales e barragens que proporcionam vistas de rara beleza tendo como ponto alto a chegada à Barragem da Caniçada. No Gerês visitámos o Núcleo Museológico e o Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas que nos transmitem uma visão histórica de todos os povos que passaram pela região, e num passado mais recente, das gentes que tiveram de ser deslocadas devido à construção da barragem. Visita da barragem e do Santuário de São Bento da Porta Aberta antes do almoço. Durante a tarde regresso a Chaves para uma visita guiada ao Centro Histórico desta bonita cidade. Destaque para a Ponte Romana, o Castelo, o Forte de São Francisco e as Termas Romanas.

No último dia, partida em direção a Penafiel para visita à maravilhosa Quinta da Aveleda onde visitámos os lindos jardins, as casa senhoriais e a adega. Prova de vinhos acompanhada por chocolates. Seguimos em direção a Ovar onde nos esperava um prolongado almoço servido no Restaurante Oxalá tão apreciado pelos  Sócios participantes nas viagens do Clube.

Uma viagem que mereceu o agrado dos participantes como se comprova pela opinião dada nos inquéritos. Verificou-se um ambiente extraordinário entre todos durante a viagem proporcionando um convívio excelente correspondendo assim aos objetivos do Clube na organização destes eventos. Um muito obrigado a todos.

Publicado em 07/11/2018