Login
Nº Sócio
Pin
    
 

Passeio "Alto Alentejo"


Dias 30 e 31 de março de 2019
Inscrições fechadas


Nota Importante: Informamos os nossos Associados que devido ao facto de termos atingido o n.º máximo de inscritos para este passeio, as inscrições para esta atividade já se encontram encerradas.

Rico em património histórico, e assim declarado Património da Humanidade, que é sobretudo de natureza defensiva nos limites com a vizinha Espanha, o Alto Alentejo testemunha da presença de vários povos que ao longo dos séculos se instalaram nas suas terras e as moldaram com a sua cultura e tradições.

Programa:

. 30 de março (Lisboa > Alter do Chão > Fronteira > Mosteiro da Rosa e Crato > Herdade do Gamito > Alpalhão) - Concentração às 07h00 e partida às 07h30 em autocarro com destino a Alter do Chão. Paragem para pequeno-almoço livre no percurso. Chegada e visita guiada à Coudelaria Alter Real. Casas Altas (Primeira Cavalariça da Coudelaria) - Receção e Interpretação. Pátio D. João VI (Cavalariça Alter Real), Atividades de Desbaste, Seleção e Testagem e Casa dos Trens. Após a visita, continuação para Fronteira e almoço no Restaurante Segredo D´Alecrim.

De tarde seguimos para o Crato. Visita guiada por técnico com entrada no Mosteiro da Flor da Rosa. Pelo nome e vivência da Ordem dos Hospitalários (posteriormente Ordem Soberana e Militar de Malta) e de D. Álvaro Gonçalves Pereira, 1.º Prior do Crato, que ergue para sede da Ordem o imponente Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa e o Palácio do Grão-Prior (arquitetura atribuída a Miguel Arruda, do qual apenas resta a imponente varanda e um janelão). Depois da visita, continuação para a Herdade do Gamito. Visita guiada à Adega e prova de vinhos. A adega da Herdade do Gamito integra-se harmoniosamente na paisagem, respeitando a arquitetura e o ambiente da região. Após a visita continuação para Alpalhão. Instalação no Monte Filipe Hotel & Spa. Jantar e alojamento no hotel.

. 31 de março (Nisa > Queijos > Ponte Sor > Avis > Lisboa) - Pequeno-almoço buffet no hotel. Saída para Nisa e visita guiada, incluindo o Museu do Bordado e do Barro. Nisa é uma bonita vila Alentejana, sede de município, caracterizada pelo seu típico alvo casario de faixa colorida a alegrar, numa região de calma e sossego, afamada pelos seus saborosos queijos de ovelha. Após a visita seguimos para uma prova de queijos, num ambiente rural: queijo de Nisa, queijo de Ovelha, queijo de Cabra Curado, queijo Fresco e Requeijão. Continuação para Ponte Sor e almoço em restaurante típico.

À tarde segue-se para Avis e para a Fundação Abreu Callado. Visita da adega (consoante as condições ditadas pela época do ano), o Museu Rural, o antigo Lagar de Capachos, as Salas de Estágio de vinhos e a Sala de Provas (a antiga Casa da Matança). No final haverá prova de vinhos acompanhada de queijos e enchidos regionais. Depois da visita e da prova, início da viagem de regresso. Chegada a Lisboa e fim da viagem.

A 15 de janeiro informaremos os Associados cujas inscrições forem consideradas (não será válida qualquer inscrição não confirmada pelo Clube Millennium bcp).

PDF (Arquivo)

Publicado em 23/12/2018 (Atualizado em 10/01/2019)