Lazer

Passeio ao Alto Alentejo

Apreciámos a conceituada gastronomia alentejana e a beleza das suas paisagens

Partida no dia 30 de março em direção a Alter do Chão para visita da Coudelaria. Paragem surpresa em Vendas Novas para pequeno-almoço que não estava incluído no programa.

A Coudelaria é o reino do cavalo puro lusitano. Foi fundada em 1748 por D. João V com o objetivo de preparar cavalos para o Picadeiro Real. Após algum abandono durante anos, tem vindo a recuperar o seu objetivo de manter esta raça única no mundo, complementando com outras raças portuguesas de menor dimensão.

Após almoço típico alentejano em Fronteira, visita guiada ao Mosteiro Fortaleza da Flor da Rosa no Crato onde está sepultado Álvaro Gonçalves Pereira, pai de D. Nuno Álvares Pereira, figura ímpar da História de Portugal. Ao lanche, passagem pela Herdade do Gamito com visita da adega e prova de vinhos. Instalação num agradável hotel em Alpalhão em que o jantar teve como ponto alto a atuação de um Grupo de Cantares Alentejanos que a todos encantou.

Partida em direção a Nisa onde visitámos a Vila e o Museu do Bordado e do Barro. Acompanhamento simpático e conhecedor da representante da Câmara que nos transmitiu um pouco da história da região, salientando a influência de povos franceses que a ocuparam aquando da reconquista cristã com influência nos costumes e no nome de algumas povoações - Nisa (Nice), Tolosa (Toulouse) e Montalvão (Mont Blanc).

Após a visita fomos surpreendidos por uma mesa bem preenchida dos famosos produtos da região (queijos frescos e curados de cabra e ovelha, requeijão e enchidos diversos), que foi possível degustar acompanhados pelo saboroso pão alentejano e vinhos do produtor. A compra dos produtos também foi possível dado que foi montada uma mesa para apreciar e comprar. Apesar do forte aperitivo, os participantes não se inibiram de apreciar um bom almoço típico alentejano em Ponte de Sor.

A tarde foi preenchida com a visita à Fundação Abreu Callado, junto à Barragem do Maranhão, em que passámos pela Casa da Matança, Museu Rural, Lagar de Azeite e uma Ermida. Foi possível ver a extensão de terras onde predominam a cultura da vinha e do azeite. Desde 1948 que foi criada a Fundação dada a ausência de descendência das famílias proprietárias da Herdade, pelo que são os trabalhadores antigos e presentes os que mais usufruem dos rendimentos da Herdade. Foi possível apreciar estes vinhos de qualidade acompanhados por uma grande variedade de queijos, enchidos, presuntos que se distribuíam por uma enorme mesa. Não faltou nada e com qualidade! Foi possível comprar os bons vinhos e azeites da Fundação pelo que o autocarro no regresso vinha bastante preenchido.

Estes passeios são sempre muito apreciados pelos Associados. Este no consumo de produtos regionais excedeu as expectativas. O bom ambiente e enorme convívio que é normal nestas ocasiões e que nos é proporcionado pelos participantes é de realçar e deixa-nos satisfeitos, já que é esse o principal objetivo do Clube Millennium bcp nestas organizações.

Estão todos de parabéns e a Delegação Sul do Lazer e Tempos Livres agradece desde já as opiniões positivas em relação à viagem o que nos obriga a estar atentos e a trabalhar para que a qualidade se mantenha.

Alentejo sempre!

Publicado em 02/05/2019