Lazer

Clube realiza novo passeio pela região de Aveiro

Museu Marítimo de Ílhavo e um passeio de comboio na Linha do Vouga foram alguns dos pontos altos deste passeio

Saída em direção a Ílhavo a 11 de maio para visita ao Museu Marítimo bem documentado com fotos e artefactos relacionados com a pesca do bacalhau. Apesar da pesca nos longínquos mares da Terra Nova e da Gronelândia ter alguns séculos, o seu incremento acentuou-se a partir dos anos 30 do século 20, com forte impacto nas populações piscatórias costeiras, nomeadamente na região de Aveiro.

O museu também tem exemplares de pequenos barcos de Norte a Sul de Portugal. Para complementar, o Aquário dos Bacalhaus onde predominam algumas espécies dos mares da Islândia e da Gronelândia. Após a visita um faustoso almoço no Restaurante Oxalá, em Ovar, sempre do agrado dos participantes.

Para acalmar os excessos, visita ao Museu de Aveiro, instalado nas dependências do antigo Convento de Jesus, edifício do século XV onde se recolheu a Infante Santa Joana, filha do Rei Afonso V. Um museu muito bonito com arte variada onde se destaca o túmulo de Santa Joana com exímia execução de finíssimos embutidos de mármores italianos de diversas cores.

Para descontrair, um agradável passeio de barco Moliceiro pela Ria de Aveiro. Seguiu-se um workshop com degustação de ovos moles, doçaria típica da região.

Alojamento na Estalagem da Pateira com jantar acompanhado por espetáculo de folclore que proporcionou a participação dos Sócios no divertimento, seguindo-se mais tarde uma entrada na discoteca exclusiva para o Grupo em que foi servido bolo e espumante. Ambiente agradável de convívio e divertimento que a todos encantou. A Estalagem é um pouco antiga e a sua qualidade está abaixo dos padrões que os Sócios estão habituados, mas a paisagem envolvente e a diversão proporcionada compensaram!

O dia seguinte foi preenchido com um passeio de comboio na Linha do Vouga, em carruagem exclusiva, com animação a bordo e serviço de doces e bebidas regionais. Terminámos com a visita ao Museu Ferroviário, um dos vários Museus da CP, que contém um espólio interessante de carruagens e locomotivas sendo algumas peças únicas.

Após o almoço em Aveiro, em Restaurante Gourmet junto à Ria, fomos ao Museu da Vista Alegre onde com guia local conhecemos a história desta unidade fabril com muitos anos de produção de porcelana de alta qualidade, em que foi possível ver a sua evolução e apreciar peças maravilhosas produzidas nos últimos 200 anos.

Um fim de semana agradável de enorme convívio entre os Sócios em que a cultura, a gastronomia e o divertimento tiveram pontos altos. Pelos inquéritos recebidos o grau de satisfação foi elevado, o que nos anima para no futuro se continuar a proporcionar programas que sejam do seu agrado.

Uma palavra aos Sócios participantes pelo ambiente proporcionado, pontualidade e acima de tudo pela sua simpatia e espírito de Grupo. Bem hajam!

Publicado em 19/06/2019