Lazer

"Trás-os-Montes, Douro e Cerejas no Fundão"

Quatro dias em bom e salutar convívio!

Com 35 participantes, nos dias 13 a 16 de junho, iniciámos mais uma viagem, desta vez por terras do Norte. Tivemos como início, o destino a Amarante, onde pudemos dar uma pequena volta pelos pontos mais históricos desta cidade, ruas antigas com vista para o rio Tâmega, passeio pela ponte de S. Gonçalo e alguns pontos turísticos como a Igreja e Convento de São Gonçalo.

Após o almoço, seguimos em direção a Rio de Onor, aldeia inserida no Parque de Montesinho, sendo atravessada pela fronteira com Espanha; de um lado Rio de Onor, do outro lado Rihonor de Castilla, aldeia comunitária, bem preservada, com casas típicas serranas em xisto, algumas recuperadas, para alojamento turístico.

No 2.º dia, visita a Bragança. Visitámos: Cidadela, Torre de Menagem, Portas do Sol, Igreja de Santa Maria, Domus, Pelourinho e Porca da Vila. Seguiu-se o almoço típico, sendo a ementa a tão afamada posta mirandesa.

Embarque no Cruzeiro Douro Internacional para observarmos o escarpado do Douro, a sua fauna e flora. Não tivemos a oportunidade de ver as aves que por lá nidificam; para compensar, vimos uma demostração de voo, com aves de rapina e prova de Vinho do Porto.

Depois de uma noite reparadora, seguimos no 3.º dia até à cidade da Guarda. Pelo caminho visitámos a Quinta Casal de Valle Pradinhos, onde houve uma prova de vinhos, de queijos e produtos de Trás-os-Montes. Almoço no Restaurante da Quinta de Santo António, em Celorico. Chegados à Guarda, visita à cidade, Catedral e Judiaria.

Último dia da viagem. Saímos diretos ao Fundão, onde na Quinta em Alcongosta passeámos pelo pomar para apanha e degustação de cerejas. Fomos recebidos com pompa e circunstância por um grupo de música popular, seguindo-se um pequeno lanche composto pelas iguarias regionais. No final, fomos surpreendidos com a lembrança de uma caixa com cerejas.

Almoço no famoso restaurante "O Clube de Campo - Cozinha da Avó", bem confecionado, com fartura e boa apresentação, tudo acompanhado com vinho regional e bebidas variadas.

Regresso a Lisboa, com a convicção que tínhamos passado quatro dias em bom e salutar convívio - viagem de lazer, cultura e gastronomia.

Publicado em 02/08/2019