Lazer

Associados do Clube foram à descoberta da "Rota do Fresco e dos Chocalhos"

Viagem pautada pelo excelente convívio e ambiente formidável

Viagem prevista para março de 2020, que foi sendo adiada por diversas vezes devido à pandemia. Finalmente, com a colaboração do Clube Millennium bcp, foi possível efetuar a viagem no fim de semana de 14 e 15 de maio.

O programa era diverso, com várias visitas culturais e complementado com a enologia e gastronomia alentejana.

Visitámos a Fábrica dos Chocalhos, Património Imaterial da Humanidade, onde assistimos a todo o processo de fabrico. Continuámos para a Rota do Fresco, com visitas a Ermidas e Igrejas, onde foi possível apreciar pinturas que perduram no tempo e que têm vindo a ser recuperadas e visitámos as Ruínas Romanas de São Cucufate, uma surpresa milenar na paisagem alentejana.

Uma adega de vinho da talha, um processo centenário no fabrico do vinho que está a ser recuperado no Alentejo com sucesso, foi um momento agradável que nos foi proporcionado por um casal jovem que se dedica à atividade iniciada pelos seus avós.

Após um almoço no restaurante Monte Pedral, em Cuba, com uma ementa excelente, mas que ficou aquém das expetativas no atendimento, visitámos o Museu do Medronho, uma instituição moderna e voltada para o futuro, onde o medronho utilizado no fabrico da famosa aguardente também é utilizado no fabrico de gin, bombons, bolachas e até para as circunstâncias atuais - gel desinfetante.

Regresso a Lisboa com paragem em Vendas Novas para degustação das famosas bifanas. Uma saborosa surpresa!

O Cante Alentejano durante o jantar no hotel foi um momento alto e inesperado, e alguns associados mais afoitos que se deslocaram ao centro da cidade de Beja ainda foram surpreendidos com uma movimentada Feira Medieval.

No final, elogios à organização da viagem, aos guias e ao motorista. Apenas faltou um forte elogio aos participantes, que aqui deixamos expresso, dado que proporcionaram um excelente convívio e um ambiente formidável.

Publicado em 30/05/2022