Lazer

Beira Baixa, Aldeias Históricas e "Apanha da Cereja"

Paisagens de uma beleza de cortar a respiração que nos acompanharam numa viagem pelo centro de Portugal

À chegada a Castelo Branco, no dia 4 de junho, visitámos o Museu Cargaleiro, que tem como objetivo a divulgação, estudo e conservação das peças que integram o acervo da coleção de arte da sua Fundação e que nos permitiu apreciar uma grande variedade de obras de cerâmica, pinturas a óleo, gravuras, guaches, faiança, tapeçaria e desenho. Seguimos para o Jardim do Paço Episcopal, criado no século XVIII pelo Bispo João de Mendonça, que apesar da sua antiguidade nos surpreendeu pela sua beleza e significado histórico.

Após o almoço numa quinta isolada e com umas belas vistas, prosseguimos para Idanha-a-Velha, uma aldeia histórica, que apesar do esforço que tem vindo a ser feito na sua recuperação ainda nos transmite a sensação de abandono do interior do País.

Seguiu-se a Aldeia de Monsanto, a aldeia mais portuguesa de Portugal, e aqui vimos uma situação muito diferente, com a grande maioria das casas recuperadas e enquadradas na sua beleza natural. A atividade turística é grande e evita o abandono total das gerações mais novas. Em todos os recantos da aldeia avistam-se lindas paisagens, mas os mais ousados, que tiveram a coragem de subir ao Castelo, foram premiados com vistas mais amplas e maravilhosas.

À noite, ao jantar, fomos surpreendidos com uma atuação da Tuna Académica Feminina da Universidade da Beira Anterior, que nos proporcionou um espetáculo de música bem interpretada e cheio de alegria e juventude.

A manhã de domingo foi o ponto alto do programa, dado que após a prova de alguns licores, pastéis de nata de cereja e visita ao Museu da Cereja, deslocámo-nos para um cerejal onde com acompanhamento de música popular foi possível degustar cerejas até não poder mais!

Seguiu-se o almoço num restaurante muito agradável e durante a tarde realizou-se uma visita ao Museu dos Lanifícios e Real Fábrica dos Panos, instituída por D. José I, em 1764, para funcionar como manufatura do Estado. No final, teve lugar um lanche com produtos regionais que teve pouco impacto face aos abusos do dia.

Uma viagem que foi do agrado dos participantes, como se pode comprovar pelos inquéritos entregues, não deixando de realçar o bom ambiente sempre existente, proporcionando um excelente convívio entre todos os Associados, que é o principal objetivo do Clube Millennium bcp.

Publicado em 15/06/2022