Lazer

Clube realizou passeio "Braga, Guimarães e Vinho Verde"

Um fim de semana prolongado, diversificado e que foi do agrado de todos os participantes

Saímos de Lisboa no dia 17 de setembro em direção a Penafiel para visitar o Museu Municipal onde pudemos apreciar uma exposição temporária de obras do pintor e escultor Júlio Resende e as áreas permanentes, com destaque para o acervo relacionado com o território e os ofícios que fez recordar a infância à maioria dos participantes. Após a visita, seguimos para um almoço regional e durante a tarde visitámos a cidade de Braga com um guia local bastante conhecedor da história e do presente desta bonita cidade.

A manhã do dia seguinte foi preenchida com a visita à cidade de Guimarães, com acompanhamento do mesmo guia. Início no Castelo de Guimarães, berço da nacionalidade, passagem pelo centro histórico e posterior subida no teleférico em direção à Penha, com vistas maravilhosas sobre esta cidade ligada à nossa fundação enquanto País e que perdurou ao longo dos séculos.

Após um almoço faustoso a provar o que de melhor existe na gastronomia minhota, efetuámos um passeio a Ponte de Lima para visita do Centro de Interpretação do Vinho Verde. À noite fomos surpreendidos por um extra que não estava no programa, em que um dueto deu um espetáculo musical levando à participação dos nossos Associados, proporcionando uma noite alegre e divertida para mais tarde recordar. Devemos este extra ao Sr. Oliveira Pina (ex-diretor do Clube), que sendo natural de Guimarães nos quis honrar com a sua presença e que para além do espetáculo referido ainda completou o almoço com o cabrito e vitela à minhota que não estava prevista no menu e distribuiu pequenas lembranças por todos os participantes. O nosso muito obrigado!

O dia seguinte foi dedicado ao vinho verde. Fomos recebidos na Quinta de Santa Cristina, em Celorico de Basto, localizada numa colina rodeada de vinhas e vistas magníficas do Monte Farinha, Celorico, Mondim e Cabeceiras de Basto. Receção com espumante e bolos e distribuição de equipamento para a vindima. Apesar das temperaturas elevadas, durante uma hora recordámos os tempos da juventude vindimando uns quilos apreciáveis de uvas, sendo mais tarde compensados com o produto acabado. Seguiu-se a prova de vinhos acompanhada de um leque variado de produtos regionais que serviu de entrada para um almoço em que se destacaram os "Rojões à Minhota", suculentos e saborosos.

Um fim de semana prolongado, diversificado e algumas vezes cansativo, mas que foi do agrado dos Sócios que proporcionaram um ambiente excelente, o que nos deixa satisfeitos e nos dá alento à continuação da realização destes eventos.

Publicado em 11/10/2022