Lazer

Passeio "Aldeias de Xisto e Apanha da Cereja no Fundão"

Viagem pautada pelo excelente convívio e realizada nos passados dias 3 e 4 de junho

Iniciámos o passeio no passado dia 3 de junho com uma visita a Casal de São Simão, que faz parte da rede das Aldeias do Xisto da Serra da Lousã. Continuámos para Álvaro, no município de Oleiros, uma das aldeias brancas da rede das Aldeias do Xisto da zona do Zêzere, importante aldeia para as ordens religiosas, nomeadamente a Ordem de Malta, sendo assim uma pequena localidade com 7 capelas e igrejas.

Paragem para almoço na famosa Adega dos Apalaches para degustar o cabrito estonado, e não só, já que as entradas foram em quantidade e qualidade. Um almoço que a todos agradou, não só pela qualidade da comida como pela simpatia com que fomos recebidos.

De tarde, visita de mais duas aldeias, Janeiro de Cima e Janeiro de Baixo, integradas no património nacional das Aldeias do Xisto, com a sua arquitetura ancestral e rodeadas de enorme beleza. Noite passada em Castelo Branco, com o conforto do Hotel Meliá, para um merecido descanso.

Na manhã seguinte, para além da visita do Museu da Cereja, realizámos um "trabalho" muito agradável, ou seja, colhemos cerejas da árvore para degustação sem qualquer constrangimento. Apesar do "petisco", os participantes não se negaram a um almoço bem servido e variado no famoso restaurante do Hotel Alambique.

A caminho de Lisboa ainda efetuámos uma paragem em Abrantes para desvendar os segredos da fabricação e degustação da bem conhecida "palha".

Uma viagem agradável, bem preenchida e com um ambiente extraordinário proporcionado pelos participantes e que correspondeu às suas expectativas, como ficou demonstrado pelas opiniões/avaliações nos inquéritos entregues, talvez com a melhor qualificação de sempre.

Publicado em 14/06/2023