Lazer

"Cruzeiro no Douro, Comboio Histórico e Vindimas"

Passeio inesquecível, com a vindima e a pisa da uva a proporcionarem excelentes momentos de convívio e alegria

No passado dia 10 de setembro saímos de Lisboa em direção à Régua, com paragem em Santarém para tomarmos o pequeno-almoço.

Realizámos um passeio de barco no rio Douro, da Régua até ao Pinhão, com almoço a bordo e com subida na eclusa de Bagaúste. Tivemos assim a oportunidade de apreciar um paisagem de exceção, Património da Humanidade.

No Pinhão, o famoso comboio a vapor levou-nos até à estação do Tua ao som da música de um grupo regional. Após manobra de inversão de marcha da locomotiva, seguimos até à Régua onde nos esperava o nosso autocarro que nos levou até ao hotel em Vila Real, onde tivemos o jantar acompanhado de vinhos do Douro.

No dia seguinte dirigimo-nos à Quinta da Pacheca onde nos esperava um "mata bicho" típico das vindimas. De seguida recebemos uma t-shirt amarela, um chapéu de palha, um lenço tabaqueiro, um balde e uma tesoura, e lá fomos nós até à vinha, onde demos início à vindima. Seguiu-se a pisa das uvas no lagar de granito e a visita à adega, onde, entre tonéis e barris de vinho, ouvimos a informação sobre as diversas castas, vinhos e seu envelhecimento.

O excelente almoço, na sala de refeições da quinta, foi acompanhado pelos grandes vinhos branco e tinto da Quinta da Pacheca. De regresso a Lisboa, fizemos uma paragem em Coimbra para degustar os famosos doces conventuais.

Foi um fim de semana inesquecível! O sol brilhou quase sempre, a temperatura esteve agradável, a paisagem deslumbrante, a gastronomia deliciosa, com a vindima e a pisa das uvas a proporcionarem excelentes momentos de convívio e alegria.

Publicado em 06/09/2023