Lazer

Holanda e Bélgica visitadas pelo Clube Millennium bcp

Viagem realizada de 25 a 30 de maio

A nossa viagem aos Países Baixos iniciou-se por Amesterdão, cidade cruzada por imensos canais, a maioria orlados por árvores que nesta época deixam cair as flores sobre a água. Pudemos observar uma arquitetura que preserva os traços antigos, com muitas casas encimadas por uma trave onde se prende uma roldana quando se fazem mudanças de móveis, dada a estreiteza das escadas! Aliás, foi-nos dito que os apartamentos são minúsculos, quando comparados com os de Portugal. A impressão com que ficamos, foi de uma cidade moderna, com muitos ciclistas agressivos, mas que soube preservar o seu caráter e monumentos.

Também visitámos Volendam, Marken, Haia, Delft e Roterdão. Esta última cidade, que foi um porto importante desde a Idade Média, sofreu enormes devastações aquando da ocupação alemã na II Guerra Mundial, mas hoje é uma cidade cheia de vida e repleta de edifícios modernos, sendo o maior porto da Europa.

Quando passámos para a Bélgica, a paisagem passou a ser menos plana e com uma arquitetura menos marcante. Bruxelas com o seu trânsito imenso e um dos centros do poder na Europa, para além da Grand Place e do Arco do Triunfo que em 1880 comemorou os 50 anos da independência, pouco mais tem de cativante.

Impressão contrária oferece Bruges; embora reconstruída por Leopoldo II, mantém um estilo neogótico que a torna tão bela. O mesmo se poderá dizer de Malines com a sua esplêndida catedral. Antuérpia é uma cidade portuária que alterna o moderno com o clássico de uma forma equilibrada.

O grupo ficou com uma agradável impressão desta viagem, que alternou o moderno com o antigo de uma forma sempre harmoniosa e cuja agradável recordação irá perdurar durante muito tempo.

Publicado em 05/06/2015