Lazer

Viagem ao Japão

Visitámos o "País do Sol Nascente" de 13 a 25 de outubro

Após uma extenuante viagem de avião, chegámos a Tóquio ao fim da tarde o que nos permitiu, após a instalação no hotel e o respetivo jantar, um merecido descanso.

No dia seguinte visitámos Tóquio, uma cidade moderna e imponente, reconstruída após a sua devastação com os bombardeamentos da 2.ª Guerra Mundial. O Palácio do Imperador e o Asakusa Kannon Temple é o pouco que resta do seu passado histórico. A Torre de Tóquio, que imita a Torre Eiffel, simboliza a sua modernidade. Um passeio de barco pela baía deu-nos uma vista global da cidade.

Visitámos a cidade de Kamakura, a 50 km de Tóquio, que foi sede de Governo no século XII, e Nikko onde assistimos a um desfile tradicional. Estas cidades são de enorme beleza combinando a paisagem com elevado número de santuários. O Lago Chuzenji, a 1.300 metros de altitude e as cores das folhas das árvores no outono, proporcionou-nos paisagens de rara beleza. A grandiosidade do Monte Fuji, ex-libris do Japão e a sua zona envolvente com paisagens maravilhosas, foi complementada com um passeio de barco no Lago Ashi e a subida no teleférico ao Monte Komagatake.

Após uma viagem no "Comboio Bala", para muitos uma iniciação a este tipo de transporte, chegámos a Nagoya, quarta cidade japonesa. O seu Castelo e o Santuário de Atsuta foram locais de agrado dos participantes.

No dia seguinte, após um Cruzeiro na Baía de Tobe, visitámos a ilha das Pérolas onde foi feita uma demonstração tradicional de mergulho para colheita de ostras e posteriormente tivemos conhecimento do processo artificial do seu fabrico nos dias de hoje.

Chegados a Kyoto foi possível visitar todo o seu património histórico que felizmente passou incólume aos bombardeamentos da 2.ª Guerra Mundial. De realçar o Pavilhão Dourado e o Templo Ryoan-ji.

O Parque Nacional de Nara com os seus veados e o enorme Buda antecedeu a partida para Hiroshima, ponto alto da viagem, onde visitámos o Museu, o Memorial da Paz e o Bomb Dom, locais que nos impressionam e nos fazem pensar. É um local de peregrinação nomeadamente para a juventude, pois trata-se da Cidade da Paz que é sensível a todos os japoneses após os horrores da guerra.

Nos arredores da cidade visitámos o Santuário de Itsukushima, na ilha Miyajima, onde a beleza e o culto se unem. A cidade de Osaka moderna e grandiosa foi o culminar de uma viagem de sonho que a todos agradou.

Publicado em 29/12/2015 (Atualizado em 30/12/2015)