Lazer

Minho e Galiza

De 13 a 15 de abril, com 46 participantes, rumámos ao norte do País para efetuarmos mais uma visita por locais emblemáticos

No 1.º dia fomos direitos ao centro histórico de Ovar para observarmos a variedade de azulejos que cobrem a maioria dos edifícios do centro da cidade, muitos deles em recuperação. Visitámos o atelier de conservação e restauro de azulejos. De seguida almoçámos no excelente restaurante "Oxalá", que fez as delícias de todos.

Continuação da viagem até Valença, bastião militar da defesa da independência de Portugal e símbolo das relações entre Portugal e Espanha. A sua fortaleza, uma joia da arquitetura militar abaluartada, com 5 km de muralha, é uma fortaleza viva e multicultural.

No dia seguinte, uma escapadela até Espanha, Galiza, mais propriamente até Santiago de Compostela, destino final de milhares de peregrinos oriundos de todo o mundo, considerada em 1984 Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. Visitámos a sua majestosa Catedral e Museu.

Após o almoço, passeio de barco pelo Grove, na Ria de Arouca, com prova de vinhos e mexilhão. Regresso a Valença. Jantar com animação, bailarico e prémios à mistura. Todos muito animados e participativos... foi uma festa!

Domingo, dia 15, regresso a casa. Antes passámos por Monção, situada na fronteira com Espanha, separada pelo bonito Rio Minho. Visitámos o Solar do Vinho Verde, Solar do Alvarinho. Almoço de cabrito assado, na Adega do Sossego, acompanhado pelo néctar dos Deuses, o delicioso vinho da região, o Alvarinho.

Chegada a Lisboa com a convicção de termos atingido o nosso objetivo e proporcionado aos nossos participantes cultura, gastronomia e lazer; isto só foi possível, pelo grupo coeso e participativo.

Publicado em 08/06/2018