Lazer

Viagem "Itália Monumental"

Um museu a céu aberto!

O grupo que viajou até Itália, entre 16 e 23 de junho de 2018, era composto por 25 pessoas que conviveram agradavelmente durante todo o percurso que incluiu 3 noites em Roma*, o que nos permitiu visitar Villa d´Este*, seguindo depois para Assis e a sua basílica*, que foi muito reconstruída depois do terramoto de 1997, a bela Siena* e Florença, onde pernoitámos duas noites perto do seu centro histórico*. Ainda visitámos Pisa, com o seu magnífico baptistério*, Ravena* e Pádua, onde ficámos mais duas noites, o que nos possibilitou ir a Veneza* durante um dia e ainda passear por Ferrara*. Enfim, fomos capazes de nos maravilhar com muitos locais e não andámos sempre a mudar de hotel!

Os guias locais estavam bem informados sobre os percursos e respondiam às muitas questões colocadas. De destacar Paolo, o guia local de Roma. Homem muito culto e com grande poder de comunicação. Um ótimo guia!

Para além dos monumentos, quer da época do Império Romano, quer posteriores, a maior impressão que se tem desta Itália visitada é que estamos a calcorrear um museu a céu aberto, tantas são as solicitações de atenção que suscitam, o que não é de estranhar, pois Itália alberga 70% do património histórico e artístico do mundo inteiro, distribuídos em praticamente todas as regiões!

Há uma nota que se destaca nesta viagem - o incrível número de turistas que andam por todo o lado, exatamente como o nosso grupo! No entanto, o poder da divulgação dos media atuais, faz com que o Coliseu de Roma seja mais visitado que o Panteão, sendo este último uma obra muito mais significativa quer do ponto de vista arquitetónico, quer da modernidade num edifício com mais de 2.000 anos!

Regressamos com a convicção de termos atingido o nosso objetivo cultural, proporcionado aos nossos sócios boas recordações que se irão perpetuar durante muito tempo.

(*) Todos estes locais são Património Mundial da UNESCO!

Publicado em 03/07/2018