Lazer

Clube Millennium bcp visita China, Hong Kong e Macau

Praça Tiananmen, Grande Muralha da China e o Exército de Terracota foram alguns dos maravilhosos pontos turísticos visitados pelos nossos Associados

Após uma longa viagem, que se iniciou a 29 de setembro e terminou a 12 de outubro, chegámos a Pequim para início da viagem à China. Após almoço e alojamento, início da visita com o Templo do Céu, um complexo de templos taoístas, Património da Humanidade desde 1998.

No dia seguinte percorremos a zona envolvente ao Palácio de Verão, junto ao Lago Kunming, com as suas 3 ilhas artificiais que nos proporcionou paisagens deslumbrantes. A imponência da Praça Tiananmen e a beleza da Cidade Proibida proporcionaram um dia intenso no conhecimento da história deste grande país. À noite, para relaxar, um espetáculo acrobático no Teatro Chaoyang.

O dia seguinte teve ponto alto na visita às Muralhas da China em que, com a subida de um pequeno troço, nos apercebemos da sua grandeza dado que se trata da única obra construída pelo homem que se avista do espaço. Antes do regresso, visita aos históricos túmulos da dinastia Ming que formam o maior complexo fúnebre do país. Após a chegada e antes da degustação do famoso Pato à Pequim, foi possível ter a visão noturna do Estádio Olímpico (ninho de pássaro) e da piscina (cubo de gelo), que com a sua iluminação proporcionou uma visão extraordinária.

Saída de Pequim em direção a Xian para visita do Palácio dos Gansos Selvagens antes da chegada ao hotel para alojamento e jantar. À noite foi possível uma excursão pela cidade para admirar as muralhas e lagos iluminados assim como espetáculos noturnos relacionados com o Dia Nacional da China.

No dia seguinte visitámos o Exército de Terracota, grande conjunto de esculturas de guerreiros, cavalos e outras peças em terracota que acompanhavam o Imperador após a sua morte. À noite, para relaxar após um dia extenuante, um jantar com espetáculo de músicas e danças chinesas.

Saída para Xangai, uma das cidades mais populosas do Mundo, em que a Cidade Velha, onde se destaca o Jardim Yu, o Templo do Buda de Jade e o Templo Chenghuang Miao, coabita com a imponência dos enormes arranha-céus em que se releva a segunda torre mais alta do mundo.

Deslocação à cidade de Suzhou para visita à colina Tiger Hill com a torre inclinada e a beleza dos seus jardins. Almoço junto a uma fábrica de seda, que com a sua visita nos permitiu conhecer esta indústria desde a criação dos bichos da seda até à comercialização. Antes do regresso a Xangai demos uma volta por um dos diversos canais que levou Marco Polo a considerar esta cidade a Veneza do Oriente. Em Xangai a vista noturna dos arranha-céus iluminados é deslumbrante. Chegada aos arredores de Guilin para vista dos terraços de arroz que nos proporciona uma paisagem de rara beleza e nos permitiu o convívio com os aldeãos da zona que nos honraram com as suas iguarias tradicionais. Momentos inesquecíveis.

No dia seguinte fizemos um cruzeiro pelo Rio Li, que para além da linda paisagem envolvente nos proporcionou um agradável convívio a bordo. À noite e como ponto alto da visita um passeio de barco pelo lago em que passámos por baixo de lindas imitações de famosas pontes mundiais e assistimos a uma sessão de pesca artesanal em que os pescadores usam aves para pescar. Antes de deixar esta cidade maravilhosa ainda visitámos umas grutas e vários locais de interesse.

Chegados a Hong Kong, fomos de imediato para Macau, cidade com muito significado para nós dada a presença portuguesa durante séculos e em que os locais históricos que se mantêm coabitam com a modernidade dos últimos anos que a transformou na Las Vegas do Oriente. Encantados com tudo o que visitámos e onde foi possível beber uma boa bica e comer um pastel de nata.

Terminámos na grande cidade de Hong Kong que continua a manter a influência inglesa mas sofre o impacto da atual dinâmica chinesa que está a transformar este país na maior economia do Mundo.

Os participantes ficaram agradados com a viagem como se pode verificar pelos inquéritos entregues e proporcionaram um ambiente extraordinário convivendo entre todos com enorme alegria e amizade, um dos objetivos do Clube com a organização destes eventos.

Um muito obrigado a todos. Uma viagem para sempre recordar.

Publicado em 12/11/2018