Lazer

Viagem a "São Tomé e Príncipe e Ilhéu das Rolas"

De 21 de novembro a 1 de dezembro de 2019
Inscrições fechadas

Programa:

. 21 de novembro (Lisboa > São Tomé) - Comparência no Aeroporto da Portela para formalidades de embarque. Partida em voo da TAP Portugal às 09h35 com destino a São Tomé. Chegada a São Tomé pelas 18h35. Receção de boas-vindas no aeroporto com assistência local e transporte para o Hotel Miramar by Pestana ****. Check-in e distribuição dos quartos. Saída para jantar no hotel. Regresso ao hotel e alojamento.

. 22 de novembro (São Tomé > Passeio pelo Norte da Ilha de São Tomé > Rota do Cacau) - Pequeno-almoço no hotel. Saída às 9 horas em direção à imponente roça Agostinho Neto, antiga roça rio Douro, considerada a maior e mais importante roça do país, que será hoje casa de cerca de mil pessoas. Passagem pela cidade de Guadalupe em direção à Lagoa Azul, onde o mar fica com um colorido matizado de azuis, turquesas e verdes estonteantes, com a temperatura da água a rondar os 27ºc, rodeado por um arvoredo paradisíaco, onde a calma e o silêncio reinam e só é interrompido pelos sons harmónicos da natureza e que fazem as delícias dos amantes do sol. Terminamos a manhã na cidade de Neves, capital do distrito de Lembá, um importante centro industrial no contexto santomense. Situa-se numa planície que se estende desde o oceano, seguida de uma série de formosas colinas verdejantes, no sopé do ponto de maior altitude da ilha, o Pico de S. Tomé. Paragem para almoçar no Resort Mucumbli, um eco resort com uma paisagem magnífica! À tarde continuamos a subir com paragem no Padrão do Descobrimento (Ana Ambó) considerado património histórico onde os navegadores portugueses Pedro Escobar e João de Santarém atracaram na ilha pela primeira vez e ao qual deram o nome de S. Tomé, por ter sido descoberta no dia dedicado ao Santo com o mesmo nome, a 21 de dezembro de 1470. Seguimos para a roça Diogo Vaz, atualmente uma das roças em melhor estado de conservação onde pode observar o processo de fermentação e secagem do cacau! Continuamos para o túnel de Santa Catarina onde poderá desfrutar de uma paisagem sem igual. Regresso à cidade e ao hotel, jantar no hotel e alojamento.

. 23 de novembro (São Tomé > Passeio pelo Centro da Ilha de São Tomé > Rota do Café) - Pequeno-almoço no hotel. Saída às 9 horas subindo em direção à cidade da Trindade, com passagem em Batepá; nesta localidade foi onde se deu início a uma revolução que levou ao grande massacre de 3 de fevereiro. Após esta paragem seguimos em direção ao jardim botânico que se localiza no pulmão de São Tomé no parque natural Obô e foi criado para exercer função pedagógica, especialmente entre os mais jovens, sobre questões de biologia e botânica, para preservar espécies ameaçadas de extinção, para colher espécimes vivos e dados para a investigação científica e, finalmente, para fins turísticos e de lazer. Aqui existem inúmeras espécies vegetais diferentes, tais como as orquídeas recolhidas nas florestas de S. Tomé que se tornaram na sua maior atração e que fazem as delícias dos visitantes. De regresso, paragem na cascata de São Nicolau uma das mais emblemáticas do país. Seguimos para a roça do café, uma das mais antigas roças do país, localizada a uma altitude de 670 metros, em terrenos bastante propícios para a cultura de café arábica, que ostenta o título de maior produtora de café de S. Tomé e Príncipe. Aqui poderemos observar as diversas fases de produção do café e fazer uma visita ao museu do café. Paragem para almoço na quinta Sr. Nunes e passagem na casa museu Almada Negreiros onde poderá ver um pouco da sua história bem como explorar este pequeno cantinho sem igual. Regresso ao hotel. Tempo livre. Jantar no Hotel e alojamento.

. 24 de novembro (São Tomé) - Após o pequeno-almoço, visita da cidade de S. Tomé. Saída em direção ao Forte de S. Sebastião; diante do forte encontram-se as estátuas dos navegadores João de Santarém, Pêro Escobar e João de Paiva, cujos nomes se ligam ao descobrimento do arquipélago. Estas estátuas foram retiradas das praças e jardins de S. Tomé logo após a independência. Visita ao interior do forte para uma introdução à história colonial de S. Tomé e Príncipe. De seguida vamos visitar a Catedral de Nossa Senhora da Graça. Esta é um importante marco na história do catolicismo em África. A Sé do Catolicismo em São Tomé e Príncipe é constituída por duas torres sineiras e a simplicidade de um corpo de uma nave só. Passagem por edifícios da era colonial e pela praça da independência, onde a mesma foi celebrada em 1975. Visita aos Mercados, o ponto comercial mais importante da cidade onde pode constatar um misto de cores e cheiros tradicionais. Almoço em restaurante na cidade. No período da tarde visita a uma fábrica de chocolate. Jantar no hotel e alojamento.

. 25 de novembro (São Tomé > Ilha de Príncipe) - Pequeno-almoço no hotel. Em hora a combinar, transporte para o aeroporto e formalidades de embarque. Partida em voo STP Airways com destino à Ilha do Príncipe. Chegada e transfer para o Hotel Sundy Praia 4****. Restante dia livre para atividades de caráter pessoal. Almoço e jantar no hotel.

. 26 de novembro (Ilha de Príncipe) - Pequeno-almoço no hotel. Visita à Ilha do Príncipe com almoço. Regresso ao hotel. Jantar no hotel e alojamento.

. 27 de novembro (Ilha de Príncipe > São Tomé > Ilhéu das Rolas) - Pequeno-almoço no hotel. Em hora a combinar, transporte para o aeroporto e formalidades de embarque. Partida com destino a S. Tomé. Chegada e transfer para Ponta da Baleia e embarque para o Ilhéu das Rolas com a travessia a ser feita em barco com a duração de 20 minutos. Chegada ao Hotel Pestana Equador no Ilhéu das Rolas. Almoço no hotel. Tarde livre para desfrutar da praia e da maior piscina de água salgada de África. Jantar no hotel.

. 28 de novembro (Ilhéu das Rolas) - Pequeno-almoço no hotel. Dia livre para poder desfrutar das magníficas praias do ilhéu, tendo como opção passeios pedestres para visitar o marco do Equador. Trata-se de um pequeno monumento que assinala a passagem da linha equatorial pelo ilhéu. Conhecido como Padrão de Gago Coutinho, foi erigido por subscrição pública de São Tomé e Príncipe em 26 julho de 1936, com uma inscrição fruto da "Homenagem da Colónia". O monumento, com um pedestal de desenho classicizante, suporta uma esfera armilar - e assenta atualmente numa larga base polícroma, com a representação do mapa-mundo, abrindo sobre a paisagem verdejante. Almoço e jantar no hotel. Alojamento.

. 29 de novembro (Ilhéu das Rolas > São Tomé) - Pequeno-almoço no hotel. Saída com destino a São Tomé, com passeio, no Sul da ilha, pela Rota Tropical. Saída no barco das 09h30. O passeio inicia-se no pontão da ponta baleia com saída em direção às paradisíacas praias, de Jalé, Nguembu, praia piscina e resort na praia Inhame. Em seguida continuamos em direção à roça de Porto Alegre, paragem para fotografar o Pico do Cão Grande, almoçar na roça São João de Angolares do famoso chefe João Carlos Silva. Continuamos até à cascata pesqueira para observar a sua maravilhosa queda de água, para refrescar! Depois do almoço passagem pela praia Micondo, praia das 7 ondas. Paragem na boca do Inferno, fenómeno natural causado quando as ondas entram numa ravina estreita, que termina numa caverna com uma abertura no topo. A água é forçada de forma imponente pela abertura criando uma cascata de água que se eleva no ar. Em seguida vamos de imediato para uma visita a roça água Ize considerada uma das maiores e a primeira roça de São Tomé, onde foram lançadas as sementes do cacau. Continuação em direção à cidade passando pela Cidade de Santana, capital do Distrito de Cantagalo. Chegada ao Hotel Pestana Miramar 4**** ao final da tarde. Em hora a combinar, saída para jantar de despedida no Restaurante Espaço Cacau com animação.

. 30 de novembro (São Tomé > Lisboa) - Dia livre no hotel para desfrutar do mesmo. Almoço no hotel. Tarde livre. Em hora a combinar, saída para o aeroporto. Assistência nas formalidades de embarque. Partida em voo regular TAP Portugal, às 21h00, com destino a Lisboa. Refeições e noite a bordo.

. 1 de dezembro (Lisboa) - Chegada às 04h10 a Lisboa ao Aeroporto Humberto Delgado.

A 19 de fevereiro informaremos os Associados cujas inscrições forem consideradas (não será válida qualquer inscrição não confirmada pelo Clube Millennium bcp).

PDF (Arquivo)

Publicado em 23/01/2019 (Atualizado em 16/02/2019)