Lazer

Viagem à "Geórgia e Arménia"

De 2 a 10 de setembro de 2019
Inscrições fechadas

No cruzamento entre a Europa e a Ásia encontramos a zona montanhosa do Cáucaso, ladeada pelo Mar Negro e pelo Mar Cáspio. A zona mais a Sul, conhecida por Transcaucásia, revela-nos dois países - Geórgia & Arménia - que, só após a queda da União Soviética, reganharam a sua independência, explorando e divulgando as suas riquezas históricas e monumentais. Devido à sua localização estratégica, a zona foi invadida ao longo da História por diversos povos - Gregos, Romanos, Bizantinos, Persas, Otomanos e Russos - que foram deixando as suas influências e legados, muitos deles distinguidos pela Unesco como Património Mundial.

Ao longo de 9 dias, deixe-se encantar pelas místicas histórias da região, da Arca de Noé à Rota da Seda de Marco Polo. Antigas cidades fortificadas, mosteiros cristãos, igrejas escavadas na rocha, templos helénicos e maravilhosas paisagens esperam por si.


Programa:

. 2 de setembro (Lisboa > Istambul > Tbilisi) - Comparência no Aeroporto de Lisboa 150 minutos antes da partida e assistência pelo representante Oasistravel que vos acompanhará durante toda a viagem (possibilidade de ligação de voos do Porto). Formalidades de embarque e partida às 15h45 em voo regular Turkish Airlines com destino a Istambul. Chegada às 22h25, mudança de avião e continuação da viagem às 23h55 com destino a Tbilisi.
Chegada às 03h05 a Tbilisi. Assistência na chegada e transporte para o Hotel Tiflis Palace 4*. Alojamento.

. 3 de setembro (Tbilisi > Mtskheta > Tbilisi) - Pequeno-almoço tardio no hotel para que os passageiros possam descansar da viagem. Saída em direção à antiga capital e centro religioso da Geórgia: Mtskheta, para visita dos seus locais históricos, como sejam o Mosteiro Jvari, do séc. VI e a Catedral Svetitskhoveli, do séc. XI. De acordo com a tradição da Igreja Ortodoxa local é na cripta desta catedral que está guardado o Manto Sagrado de Jesus. Tanto o Mosteiro Jvari como a Catedral Svetitskhoveli são considerados Património Mundial pela Unesco. Almoço. Regresso à capital georgiana e tarde dedicada à visita da cidade de Tbilisi, incluindo as suas zonas antiga e moderna. A visita mais característica é a dos Banhos de Água Sulfurosa, conhecidos pelos seus telhados em tijolo. Toda a zona antiga de Tbilisi é de um charme irresistível, não havendo duas ruas semelhantes, nem dois edifícios parecidos, todas as casas têm a sua particularidade, conservando todas elas um pouco da história da cidade. Aqui podemos encontrar lado a lado as igrejas ortodoxa e gregoriana da Arménia, a sinagoga e a mesquita turca, comprovando a pacífica aceitação e tolerância da cidade face às diversas religiões. Encontramos também a recente Catedral Sameba, a maior catedral do Cáucaso. Durante a tarde caminharemos até à Rua Shardeni com os seus cafés e galerias de arte e à mais antiga igreja de Tbilisi: a Igreja Anchiskhati, passando ainda pela Ponte da Paz, extraordinária ponte pedestre em aço e vidro inaugurada em 2010, cuja forma de onda atravessando o Rio Kura se destaca de todo o restante cenário da cidade. Jantar em restaurante local. Alojamento.

. 4 de setembro (Tbilisi) - Pequeno-almoço. Saída para uma visita mais detalhada da capital georgiana, continuando as visitas da véspera. Visitaremos a Igreja de Metekhi com vista sobre o rio Ttkvari e a Fortaleza de Narikala, uma das mais antigas fortificações da cidade datada do séc. IV. Descendo a pé da fortaleza até ao centro, percorremos as estreitas ruas antigas, que "desaguam" no centro histórico. Almoço e passeio pela Avenida Rustaveli, a rua principal de Tbilisi onde se reúnem diversos edifícios importantes como teatros e ópera. Restante tarde livre para explorar tranquilamente as ruas pedestres da cidade e as esplanadas do seu centro histórico. O jantar será num típico restaurante georgiano, com animação de folclore local. Alojamento.

. 5 de setembro (Tbilisi > Sadakhlo > Haghpat > Goshavank > Tsaghadzor) - Após o pequeno-almoço, saída com destino à fronteira Geórgia-Arménia em Sadakhlo. Continuação para a Arménia e almoço em restaurante local. Após o almoço, visita do Mosteiro de Haghpat, Património da Humanidade, descrito como uma "obra-prima" da arquitetura religiosa e um grande centro de aprendizagem na Idade Média. O mosteiro foi fundado por São Nishan (Sourb Nshan) no séc. X, durante o reinado do Rei Abas I. Continuação para o Mosteiro de Goshavank, cujo nome é uma homenagem ao seu fundador Mkhitar Gosh, um famoso cientista e escritor do séc. XIII. Originalmente foi um centro de estudos. Continuação até Tsaghkadzor. Chegada, jantar e alojamento no Hotel Marriott Armenia Tsaghkadzor 5*.

. 6 de setembro (Tsaghkadzor > Lago Sevan > Garni > Geghard > Yerevan) - Pequeno-almoço no hotel e saída em direção ao Lago Sevan, um dos maiores lagos do mundo, para visita ao Mosteiro Sevanavank localizado na Península de Sevan e com uma magnífica vista panorâmica sobre o lago. Continuação para Garni e visita ao seu templo pagão do séc. I, situado junto ao desfiladeiro do rio Azar. Continuação da viagem até Geghard e visita ao Mosteiro de Geghard, declarado Património da Humanidade pela UNESCO. O complexo do mosteiro foi fundado no século IV, por Gregório, o Iluminador, numa caverna onde se situava uma fonte sagrada, enquanto a capela principal foi construída apenas em 1215. O nome do mosteiro provém da crença de que a lança que feriu Jesus durante a crucificação foi trazida para a Arménia pelo apóstolo São Judas Tadeu, onde foi guardada juntamente com outras relíquias. O almoço será servido numa casa local, onde teremos oportunidade de participar na preparação do pão nacional da Arménia “Lavash”, que em 2014 foi considerado como Património Cultural Imaterial pela UNESCO. Continuação da viagem até Yerevan. Chegada, instalação no hotel e saída para jantar. Jantar em restaurante tradicional e regresso ao Hotel Republica 4* para alojamento.

. 7 de setembro (Yerevan > Ejmiatsin > Zvartnoc > Yerevan) - Após o pequeno-almoço no hotel, saída para manhã dedicada à visita da capital da Arménia - Yerevan, conhecida durante muito tempo como "Cidade Rosa" devido à cor da pedra dos seus edifícios. Passaremos pelos seus locais mais emblemáticos, como sejam: centro da cidade, Praça da República, Avenida Mashtoc, Palácio Presidencial, Opera, etc. Visita ao Museu do Manuscrito Matenadaran onde se encontram os antigos manuscritos Arménios. Saída de Yerevan em direção a Ejmiastin. Almoço numa casa local durante o percurso. A próxima paragem será em Ejmiatsin para visitar a sua Catedral, sede espiritual da Igreja da Arménia e ainda ao Museu de Ejmiastin onde se encontra numa pequena parte a Arca de Noé. Seguiremos depois para Zvartnots e visita às ruínas da Catedral, Património da Humanidade pela UNESCO, onde teremos a oportunidade de assistir a um recital de música clássica arménia. Regresso a Yerevan. Jantar em restaurante local. Alojamento no hotel.

. 8 de setembro (Yerevan) - Pequeno-almoço no hotel. Continuação da visita à capital arménia, começando pelo Memorial à Guerra de Naghorno-Karabah, junto ao qual se encontra a grande estátua da Mãe-Arménia, seguido de uma visita ao mercado de frutas e legumes, visita especialmente interessante pelos cestos de frutas típicos do país. Visita ao Museu e Memorial ao Genocídio (dedicado às vitimas do genocídio de 1915). Almoço durante as visitas. À tarde, tempo livre para usufruir das ruas pedestres do centro, da animada Praça Charles Aznavour ou entregar-se às compras no mercado de artesanato próximo da Praça da República. Jantar e passeio após o jantar para admirar um belo espetáculo de luzes nas fontes da Praça da República. Regresso ao hotel e alojamento.

. 9 de setembro (Yerevan > Akhtala > Sanahin > Sadakhlo > Tbilisi) - Após o pequeno-almoço, saída para visitar dois belos exemplos da arquitetura Arménia dos sécs. X-XIV: os Mosteiros de Akhtala, uma estrutura medieval no meio de uma paisagem deslumbrante e Sanahin, Património Mundial da UNESCO. O Mosteiro Sanahin, fundado no séc. X, pertence à Igreja Apostólica da Arménia com imensos khachkars (pedras com gravuras elaboradas representando uma cruz). Almoço durante o percurso. Continuação para Tbilisi. Jantar de despedida em restaurante local. Alojamento no Hotel Tiflis Palace 4*.

. 10 de setembro (Tbilisi > Istambul > Lisboa) - Cerca das 3h00, transporte para o Aeroporto de Tbilisi. Assistência nas formalidades de embarque e partida às 05h25 em voo regular Turkish com destino a Istambul. Chegada às 06h50, mudança de avião e continuação da viagem às 11h55 com destino a Lisboa. Chegada prevista para as 14h50 ao Aeroporto Internacional de Lisboa. Possibilidade de voo de ligação até ao Porto.

A 15 de maio informaremos os Associados cujas inscrições forem consideradas (não será válida qualquer inscrição não confirmada pelo Clube Millennium bcp).

PDF (Arquivo)

Publicado em 25/02/2019 (Atualizado em 15/05/2019)