Lazer

Chile, Argentina e Uruguai

Viagem realizada de 1 a 14 de fevereiro de 2020

Após uma viagem longa e cansativa iniciámos o programa com uma visita a Santiago do Chile, cidade moderna e aprazível onde visitámos a Catedral e a Casa Museu de Pablo Neruda. Passagem pelo centro da cidade, que incluiu o Palácio de La Moneda e que recorda Salvador Allende e Pinochet. No dia seguinte fomos a Vinã del Mar, onde se realiza anualmente um festival latino de nível mundial e que serve de zona balnear a Santiago. A visita a Valparaíso ficou aquém das expectativas dado que não tivemos a proximidade das casinhas coloridas. Para despedida, em Santiago, assistimos a um espetáculo de músicas típicas chilenas que a todos agradou.

Partida para Puerto Montt, porto piscatório com uma praça rica em pescado e que rivaliza com a Noruega na produção de salmão em aquacultura. Pouco depois chegámos a Puerto Varas, nas margens do Lago Lianquihue com vistas maravilhosas onde se destaca o vulcão Osorno e as cascatas de Petrohué. Iniciámos a travessia dos Lagos Andinos que nos levaram, já em território argentino, a Bariloche. Toda esta região tem uma forte influência alemã e suiça, em virtude da política de imigração praticada pelo Chile e Argentina nos inícios do século XX. Região muito bonita, com lagos e montanhas, que nos faz lembrar a Suiça e onde se pode saborear deliciosos chocolates e beber uma boa cerveja artesanal.

Continuação para El Calafate, para visita dos Glaciares Upsala e Spegazzini, e com destaque especial para a impressionante beleza do Perito Moreno. Destaque, nestas paragens, para o convívio no Palácio do Gelo e uma tarde e noite bem passadas numa estância agro-pecuária patagónica onde assistimos à manobra dos rebanhos pelos cães, à tosquia manual de uma ovelha, saboreámos petiscos regionais e bebemos um saborosa café artesanal. No final, um jantar de cordeiro assado típico da região acompanhado por um espetáculo de música e dança argentina.

Ushuaia foi o destino seguinte. Trata-se da cidade mais a sul do mundo, próxima do Estreito de Magalhães e junto ao Parque Nacional da Terra do Fogo. Destaque, nesta zona, para o passeio no comboio do fim do mundo e para os passeios de barco no Canal Beagle e nas Baías de Lapataia e de Ushuaia para ver o Farol de Éclaireurs, as ilhotas habitadas por aves e lobos marinhos e as bonitas montanhas andinas.

Partida para Buenos Aires onde chegámos já tarde. No dia seguinte visitámos a cidade com início no bairro típico La Boca, onde passeámos pelo Caminito e pela Plaza de Mayo, com a Casa Rosada e a visita à Catedral. Panorâmica do Bairro de São Telmo, Palermo e Parque Lazama. Visita ao cemitério de Recoleto onde para além das famílias ricas de Buenos Aires se destaca o jazigo de Evita Perón. Passeio de barco no Tigre e visita à famosa livraria do Ateneu. No dia seguinte visitámos a Colónia de Sacramento, fundada pelos portugueses em 1680. Para despedida, um jantar com um soberbo espetáculo de tango.

Uma viagem diversificada com muitos motivos de interesse, com paisagens maravilhosas e gastronomia local sempre presente. Do agrado dos participantes... Poderemos fazer melhor? Sim! Mas é difícil gerir a relação preço/qualidade e o dilema de mais visitas ou mais tempos livres para satisfação individual.

Publicado em 26/03/2020