Lazer

Fomos à descoberta das cidades espanholas de Castela e Leão

Cáceres, Plasencia, Ávila, Segóvia e Salamanca foram algumas das cidades históricas visitadas

Início da viagem, realizada de 26 a 29 de outubro de 2023, com visita à cidade de Cáceres, conquistada aos Mouros em 1229 pelo rei Afonso IX de Leão, substituindo a influência muçulmana pela cristã com igrejas e palácios que perduraram até aos nossos dias, contribuindo para que a cidade seja Património Mundial da Humanidade.

No dia seguinte, os nossos associados visitaram e almoçaram em Plasencia, com destaque para a sua catedral. Prosseguimos a nossa viagem para Ávila, para visita e dormida, onde salientamos a Muralha de Ávila, uma das mais extensas e conservadas da Península Ibérica, e a sua catedral gótica.

No dia seguinte visitámos Segóvia, cidade património da Unesco, onde sobressai o aqueduto romano e a imponente catedral do século XVI, a última a ser construída em Espanha no estilo gótico.

Antes da chegada a Salamanca, paragem em Guijuelo, vila habitada por 6.000 habitantes, com produção de centenas de milhares dos famosos presuntos "Pata Negra". Foi possível ouvir a história destes produtos conhecidos mundialmente e apreciar a sua qualidade e sabor. Um momento para recordar!

Continuação para visita a Salamanca, com destaque para a Praça Maior, uma das maiores e mais bonitas de Espanha, e as duas catedrais da cidade. No regresso, foi impossível a paragem em Castelo Rodrigo devido à intensidade da chuva, mas houve a compensação de um almoço farto e com ingredientes saborosos na Guarda que fez esquecer um pouco a gastronomia espanhola, com a qual não convivemos muito bem.

Viagem com muita história, sempre interligada com a história de Portugal, que nos foi transmitida por excelentes guias locais, com especial destaque para a guia portuguesa que nos acompanhou em Ávila e Segóvia. Grupo unido e divertido que proporcionou um bom ambiente e que a todos deixou satisfeitos como se pôde verificar pelos inquéritos entregues.

Publicado em 06/12/2023