Clube

O Auto Isolamento por um Astronauta

Quem melhor do que Chris Hadfield para nos falar e aconselhar?
#Fiqueemcasa #Estamosjuntos

Quem melhor do que Chris Hadfield (astronauta reformado), que viveu três missões no Espaço ao longo da sua carreira como astronauta, para nos falar sobre Isolamento?

Experimentou a solidão do espaço e quer partilhar o que é viver em isolamento de uma forma saudável e produtiva, o que aprendeu a bordo de uma nave espacial sobre estar sozinho e confinado ao mesmo espaço dias seguidos. Cabe-nos aceitar o desafio de aprender a viver esta quarentena preventiva, de confinamento à nossa casa, sem poder "ir livremente à rua", de distanciamento social... aprender a saber cuidar de nós e do outro!

Veja aqui o vídeo partilhado pelo astronauta canadiano a 21 de março: "Olá, eu sou o Chris Hadfield e estive algum tempo em isolamento a bordo de uma nave espacial. Como é que tu estás a lidar com o isolamento?".

Em resumo, Chris Hadfield, no vídeo, salienta 4 tópicos:

1) Compreenda os verdadeiros riscos da Pandemia para si e para os seus familiares e amigos, utilizando fontes fiáveis.
2) Identifique os seus objetivos para esta semana, os próximos 15 dias, o próximo mês. Qual a sua missão? O que quer concretizar?
3) Quais os seus constrangimentos, financeiros e outros? Quais as suas responsabilidades?
4) Com base nos riscos, objetivos e responsabilidades, passe à ação, comece algo novo: aprender uma nova língua, a tocar guitarra, algo que nunca fez!

Termina o vídeo no YouTube, pedindo que prestemos atenção aos sintomas da COVID-19 e que cumpramos as instruções vigentes e despede-se assim: “Então, cuide-se, cuide da sua família, cuide dos seus amigos, cuide da sua nave espacial. E desejo a todos felizes aterragens”.

Publicado em 07/04/2020