Clube

Nutrição e Alimentação Saudável

Partilhamos uma série de regras alimentares que poderá implementar no seu dia a dia
#Fiqueemcasa #Estamosjuntos

Adotar uma alimentação saudável não é sinónimo de pratos sem sabor ou de refeições rotineiras. A variedade é uma regra a seguir quando se fala de hábitos alimentares sãos, pois só assim terá acesso a todos os nutrientes que necessita.

Partilhamos com os nossos Associados e familiares uma série de regras alimentares que poderão implementar no dia a dia para que se alimentem de uma forma cada vez mais saudável. São elas:

TOME UM BOM PEQUENO-ALMOÇO PARA COMEÇAR BEM O DIA

É a refeição principal pois quebra longas horas de jejum e fornecer-lhe-á energia para todo o dia.

TENTE COMER, NO MÍNIMO, 5 REFEIÇÕES POR DIA

Ficar muitas horas sem comer costuma dar mau resultado. Se estiver muito tempo em jejum, na refeição seguinte irá comer mais e terá tendência para selecionar alimentos menos saudáveis.

MAIS FRUTAS E VEGETAIS

São ricos em nutrientes essenciais para o organismo, como as fibras, vitaminas e minerais, e não fornecem muitas calorias, visto serem pobres em gordura e açúcar. Recomendamos a ingestão de três a cinco porções por dia.

COMA SOPA ANTES DO PRATO PRINCIPAL

Geralmente, a sua base são os legumes e é pobre em gordura.

OPTE POR LATICÍNIOS MAGROS EM VEZ DE GORDOS OU MEIO GORDOS

Reduza assim a ingestão de gorduras, ingerindo a mesma quantidade de cálcio.

COMPRE
CARNES BRANCAS

O frango e o peru têm menor teor de gordura que as carnes vermelhas, como por exemplo a carne de vaca. Quando estiver a comer tente retirar qualquer gordura que esteja visível.

INGIRA PEIXE BRANCO E AZUL

O bacalhau e o robalo (peixes brancos) e a sardinha e o salmão (peixes azuis), por exemplo, são ricos em ácidos gordos essenciais (Ómega 3), que diminuem os níveis elevados de colesterol e são fundamentais ao bom funcionamento do cérebro. O salmão, a sardinha e o atum são uma excelente alternativa.

EVITE OS FRITOS

Cozinhar de forma saudável é fácil, para isso basta que aposte em alimentos cozidos, grelhados ou assados no forno ou então cozinhados a vapor ou escalfados. Nenhuma destas formas de cozinhar necessita de adição de gordura na sua confeção.

BEBA ÁGUA

Substitua as bebidas alcoólicas, as gaseificadas e as açucaradas pela água, sumos naturais ou chá, mas sempre sem adicionar açúcar. Assim, ingere menos calorias.

REDUZA A QUANTIDADE DE SAL

Tempere a comida com menos sal e evite refeições pré-cozinhadas, muito ricas em sódio e, também, em gordura. A OMS recomenda que não se ingira mais de 5 gramas por dia.

MASTIGUE LENTAMENTE TODOS OS ALIMENTOS

Assim melhorará o processo digestivo e dará tempo ao cérebro de receber a informação de saciedade. Em média, este processo demora 20 minutos desde o início da refeição.

(Fonte: Sapo Lifestyle)

Publicado em 16/04/2020