Clube

Otimizar o Teletrabalho

Aprenda a manter-se focado e confortável com esta nova realidade
#Fiqueemcasa #Estamosjuntos

Trabalhar remotamente oferece vantagens, como poupar tempo e dinheiro em deslocações, mas pode também aumentar os níveis de ansiedade, sobretudo para quem não estava preparado para esta mudança repentina.

O Clube Millennium bcp achou por bem dar algumas dicas aos seus Associados, para que se mantenham focados e confortáveis com esta nova realidade.

CRIAR UM ESPAÇO DE TRABALHO

Para quem partilha o espaço com outras pessoas, é importante definir regras claras sobre barulho e momentos para pausas, de forma a salvaguardar uma sã convivência.

ESTABELECER UM HORÁRIO DE TRABALHO

É importante definir horas para começar e terminar o dia de trabalho.

MANTER-SE LIGADO

Manter a comunicação aberta e frequente com chefias e colegas.

FAZER USO DAS PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS

Telemóvel e e-mail são já formas habituais de comunicar, mas usar a videoconferência, por exemplo, poderá ajudar os colaboradores a sentirem-se mais ligados e a diminuir o isolamento. As videochamadas motivam ainda os utilizadores a vestirem-se como se fossem trabalhar, o que contribui para mudar o estado de espírito durante o dia.

SER PRODUTIVO E PRÓ-ATIVO

Haver pontos de situação regulares poderá ser uma ajuda para manter o foco, assim como alertar para a eventualidade de haver atrasos no trabalho.

GERIR O TEMPO

É importante ser eficiente na gestão do tempo e conseguir identificar picos de produtividade; por exemplo, de manhã antes dos restantes elementos da família acordarem – para ajudar a maximizar a produtividade.

FAZER PAUSAS

É fundamental fazer pausas de 10, 20 minutos, de duas em duas horas, para relaxar os músculos, ler um artigo, contactar a família ou outros amigos em trabalho remoto. Esta mudança de foco aumentará depois os níveis de produtividade.

SER FLEXÍVEL E PACIENTE

Mais do que nunca é importante ser flexível e paciente. É normal que enquanto as empresas procuram dar resposta à necessidade de equipar todos os colaboradores para o trabalho remoto, existam atrasos nas respostas, quer dos colegas, quer das chefias, quer da própria tecnologia.

Por fim, mas não menos importante, é necessário perceber que o trabalho remoto é um desafio e uma aprendizagem.

(Adaptado In "Human Recursos Humanos e Gestão" 01-04-2020)

Publicado em 23/04/2020