Clube

Máscaras: Nova realidade

Como se deve lavar a máscara? O que se deve evitar?

As Máscaras vieram para ficar! Esta é a realidade. Por todo o país, as máscaras passaram a ser de uso obrigatório.

Provavelmente já sentiu os efeitos desconfortáveis de ter a boca e o nariz tapados durante longos períodos de tempo, certo? E como se deve lavar a máscara? O que se deve evitar? A resposta a estas questões é o tema de hoje.

Hidratar é fundamental

As máscaras de proteção facial são fundamentais para ajudar a proteger contra a Covid-19. Porém, no que respeita à pele, podem ter um impacto negativo, uma vez que abafam a zona e criam humidade. Como tal, é necessário hidratar bem toda a zona que é coberta pela máscara, para proteger e diminuir a irritação local.

Usar o tamanho adequado

Embora ninguém goste de andar de rosto tapado, é importante não esquecer que as máscaras existem por um motivo e devem cobrir o nariz e a boca na totalidade, terminando depois do queixo.

Material da Máscara

Em relação aos materiais, as descartáveis são preferíveis, porque evitam a acumulação de bactérias. Não esquecer que a máscara deve ser trocada a cada 2 a 4 horas, visto que a humidade faz com que esta perca a capacidade de filtrar o ar de forma adequada, diminuindo a proteção. Contudo, se não for possível, opte pelas de algodão, idealmente com 2 ou 3 camadas de tecido. Além de suaves para a pele, também são eficazes.

Como lavar as Máscaras de algodão

O modo como higieniza a máscara é tão importante quanto a rotina de limpeza de rosto e tal como se lava a roupa da cama regularmente, deve-se fazer o mesmo com as máscaras. Devem ser lavadas à mão e "deixadas de molho2 em água com sabão neutro. Idealmente não se deve usar detergentes e amaciadores.

O que evitar:

. Materiais sintéticos, como poliéster e nylon;
. Tocar na máscara;
. Usar agentes de limpeza ou hidratantes faciais agressivos;
. Lavar as máscaras com detergentes ou amaciadores;
. Usar maquilhagem em todo o rosto, principalmente base.

A verdade é que vamos continuar a usar máscara durante muito tempo. Proteger-se a si e aos outros é o mais importante, tal como manter a pele forte e saudável.

Fonte: Saber Viver - Camille Maia - Dermatologista - Setembro 2020.

Publicado em 21/09/2020