Cultura

Visitas virtuais gratuitas a Museus de todo o Mundo

Venha visitá-los... sem sair de casa!
#Fiqueemcasa #Estamosjuntos

Num momento em que toda a humanidade e as nossas rotinas de vida sofreram uma dura reviravolta, muitos esforços têm sido feitos para combater o isolamento nas nossas casas. Privados de sair à rua para trabalhar, para ir jantar fora com os nossos amigos, ir às compras ou simplesmente passear, várias organizações tudo têm feito para ajudar as pessoas a atenuar as consequências deste distanciamento social.

O Clube Millennium bcp informa os seus Associados que perante esta pandemia do COVID-19, a Google Arte e Cultura decidiu unir-se com mais de 500 museus espalhados pelo mundo e está a disponibilizar visitas virtuais a todas as pessoas interessadas, ou seja, está a permitir a entrada nos museus à distância de um clique, sem filas, sem bilhetes, mas claro, através de um ecrã de um computador, de um tablet ou de um smartphone.

Nesta ligação poderá encontrar os museus e os respetivos acessos a cada um deles. Numa primeira opção de escolha encontrará os museus por ordem de popularidade (All), na segunda terá a opção de filtrá-los por ordem alfabética (A-Z) e na terceira opção visualizará um mapa do mundo com a contagem de museus disponíveis por zonas.

Portugal está representado com mais de 30 museus, grande parte deles na zona de Lisboa. Entre outros, pode-se, em poucos segundos, ver "A Noite Estrelada" de Van Gogh no The Museum of Modern Art (MoMA), em Nova Iorque, e logo de seguida visitar o museu do pintor holandês em Amsterdão.

Acessos rápidos a museus de Portugal:

Museu Calouste Gulbenkian
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Museu Nacional dos Coches
Museu Nacional do Azulejo
Torre de Belém
Museu de São Roque
Panteão Nacional
Museu de Belas Artes
Museu do Dinheiro
Museu do Fado
Palácio Nacional de Sintra
Palácio Nacional de Queluz
Mosteiro dos Jerónimos
Galeria de Arte Urbana
News Museum
Museu Nacional da Música
Palácio Nacional de Mafra
Mosteiro de Alcobaça
Mosteiro da Batalha
Museu da RTP

A criatividade das pessoas para se entreterem nestes tempos conturbados está a ser posta à prova... E se é certo que ver um museu no seu computador ou smartphone não é a mesma coisa, pode-se sempre compensar o virtual com o real quando todo o isolamento social deixar de ser necessário.

Publicado em 23/03/2020 (atualizado em 24/03/2020)