Cultura

Minions

Em busca do mestre maléfico

Este podia bem ser, tal como nos filmes do Indiana Jones, o subtítulo do filme mais esperado do ano. Tal só não é possível porque ao contrário de Indiana Jones, que tudo resolvia com eficácia, os Minions a cujo nascimento até assistimos no princípio do filme, vieram a este mundo com alguns detalhes de distração e um propósito. Servir o mestre mais maléfico da terra.

E são essas as características que fizeram com que desde o tempo dos dinossauros, do homem da Idade da Pedra, dos Egípcios e mais tarde do Napoleão e Drácula, todos tenham sido alvo de distrações fatais.

À medida que o tempo foi passando tantas foram que acabaram numa vida sem um mestre a quem servir, ficando por isso em profunda depressão.

Kevin caracterizado com um bocadinho mais de neurónios decide então partir à aventura com mais dois voluntários (à força) para uma busca que os conduzirá, com muito sacrifício e alguma "mattoca" (fome traduza-se) face à longa viagem e ao alimento de que dispõem (banana, singular) à procura de alguém.

Numa altura de grande desespero e alucinação, são confrontados com a chegada a Nova Iorque onde conhecem Scarlet Overkill, que só quer dominar o mundo. Para que tal aconteça porém, a maléfica dama insiste num pequeno detalhe. Tem que ter uma coroa. A da Rainha de Inglaterra. Por entre várias peripécias e várias alusões a filmes que fizeram sucesso, a coroa britânica é roubada mas salva, os Minions declarados como cavaleiros e conhecem, quase sem querer aquele que vai ser o seu futuro Gru, perdão Mestre.

Com a duração ideal para todos, 91 minutos, estamos perante um trabalho bem concebido, que goza literalmente com alguns filmes que fizeram fama como já foi referido e acaba com uma ficha técnica bem animada.

Merecia por isso uma dobragem mais cuidada. Uma vantagem há a salientar. O diálogo original dos Minions que se traduz numa "galegada" mais ou menos percetível e que até já deu origem a um dicionário, não foi mexido.

Minions é assim um filme de verão para toda a família, situação que aconteceu no sábado, 25 de julho, onde apesar de todo o calor muitos foram os associados que nos visitaram.

Ficam, para mais tarde recordar, algumas fotos.

Publicado em 28/07/2015