Cultura

Guerra das Estrelas

O Despertar da Força

Permitam-me antes de mais que vos transmita a alegria sentida por podermos realizar esta sessão como fecho do "exercício cinematográfico". Com ela conseguimos atingir todos os tipos de público, que devemos, no entanto, separar por grupos.

Os que há 38 anos tinham visto o episódio IV deste filme (é verdade, começou no IV) e foram acompanhando ou não a sua viagem até aos dias de hoje. Depois os mais jovens e neste incluí-se um leque vasto de pessoas que esporadicamente viram um ou outro e de quem nunca tinha visto algum episódio mas tinham jogado em consola.

Esperado há algum tempo, com pré-vendas desde outubro, estreou no dia 17 de dezembro, às 00h01. Houve nessa noite quem fosse vestido a rigor, leia-se nas várias personagens do filme, onde Darth Vader teve especial destaque, vá-se lá saber porquê.

Na sessão que fizemos no dia 19, sábado de manhã, não apareceu ninguém vestido fosse de que personagem fosse, mas chegaram (quase) todos a horas para ver o primeiro de mais três filmes desta saga.

Muitas reações no fim, pela dimensão do écran, pela envolvência do som e pelo 3D embora o filme tire pouco partido dele.

Permitam-nos que salientemos uma reação de uma associada, fã incondicional desde o primeiro filme e que se manifestou de forma absolutamente genuína quando do aparecimento de Han Solo (Harrison Ford) e de Luke SkyWalker (Mark Hamill) que mereceu um sonoro "não pode ser!".

A princesa Leia (Carrie Fisher), talvez por ter feito uma ligeira mas bem visível correção facial, não mereceu grandes reações, ao contrário da cara bonita que com certeza será o futuro desta saga, a jovem atriz Daisy Ridley.

Da sessão, ficam algumas fotos no formato normal e o nosso desejo de um Feliz Natal e Bom Ano de 2016.

Publicado em 22/12/2015 (Atualizado em 23/12/2015)