Cultura

Conquista a Lua!

Com uma lição a tirar!

Diz o ditado popular que de Espanha "nem bom vento nem com casamento". Mas como "presunção e água benta cada um toma a que quer", Conquista a Lua, Capture the Flag para inglês de um filme realizado por um espanhol de nome Enrique Gato, conta as aventuras por que passa Mike Goldwing, um jovem de 12 anos que filho e neto de astronautas tem dois sonhos. O primeiro ganhar o jogo de "apanhar a bandeira", isto no surf. O segundo, quem sabe o mais difícil, conseguir reconciliar a sua família, isto porque o seu avô Frank Goldwing, em tempos considerado um dos melhores astronautas da NASA, não fala com a família.

A oportunidade surge-lhe quando defronta o multimilionário Richard Carson que tem como único objetivo, na vida, apagar todos os vestígios da presença humana na Lua, colocados quando da missão Apollo XI.

É assim que Enrique Gato trata uma história de uma forma inteligente, quase sempre segura do ritmo que imprime ao filme, recorrendo pontualmente a alguns "gadgets" já vistos, mas com uma lição que todos compreenderam. Sejam quais forem e por muitos fortes que sejam também os motivos, não devemos estar zangados com aqueles de quem gostamos por muito tempo.

Duas notas finais para quem esteve atento.

Primeira - O milionário Richard Carson é curiosamente parecido com um candidato atual que anda a agitar terras americanas com o seu cabelo loiro(?) e o seu ajudante é extremamente parecido com Steve Jobs. Uma crítica e uma homenagem?

Segunda - De vez em quando a animação apresenta fichas técnicas finais muito bem concebidas. Esta é mais uma a que se junta uma cena final que poucos viram quem sabe porque às 12h40 a fome já era alguma.

Da sessão e com a promessa de a 4 de junho vermos Angry Birds, aqui ficam uma fotos, "para mais tarde recordar".

Publicado em 12/04/2016