Cultura

Vaiana

Com honras de aniversário

Um dos filmes que mais sucesso fez nesta altura do ano, foi Frozen. Contava a história de Anna, uma jovem destemida que na altura foi forçada a embarcar numa aventura para encontrar a sua irmã Elsa, aprisionada no reino de Arendelle, onde era sempre inverno. Isto em 2013.

Três anos passados, a Disney volta a brindar-nos, num clima mais quente, com Vaiana (nome do filme na Europa já que o original é Moana). Mantido quase em segredo até outubro, Vaiana conta-nos a história de Vaiana Waialiki, uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, que querendo descobrir mais sobre o seu passado, resolve partir em busca dos seus antepassados, habitantes de uma ilha mítica da qual ninguém falava na aldeia. Conta para tal com Maui, um semideus famoso em tempos idos e que quer recuperar os tempos de fama e glória.

É esta a base para um filme que se vê com agrado, com um cenário fabuloso e diálogos interessantes. A isto junta-se uma banda sonora tocada e cantada, situação em relação à qual alguns dos sócios mais novos não estão habituados mas que não lhes fez perderem um filme de quase duas horas. E é nesses momentos que pela primeira vez, na dobragem de um filme, se nota a ausência de uma adequação de termos para a nossa língua. Tirando esse detalhe, Vaiana é mais um filme para o Natal que se aproxima a passos largos, logo mais um filme para ver em família.

Finalmente e não alongando mais o texto, é bem verdade o ditado pelo qual se afirma que não há duas sem três. Isto porque nas duas últimas sessões tivemos sócios que celebravam no dia o seu aniversário e desta vez também. A pequena Leonor teve honras de aniversário ao lado de quem faz gosto em apresentar as sessões. Por isso e não só, algumas fotos do momento e da sessão se juntam, para mais tarde recordar.

Publicado em 30/11/2016