Cultura

"Beethoven e os seus seguidores"

Concerto comentado para famílias
#Fiquealerta #Estamosjuntos

Teve lugar no passado domingo, 19 de julho, às 11 horas, no Coliseu Porto Ageas, o concerto comentado para famílias com o tema Beethoven e os seus seguidores. Coube, no ano em que se comemora 250 anos do seu nascimento, à Orquestra Filarmónica Portuguesa, dirigida por Osvaldo Ferreira, que comentou de forma bem viva o que se pretendia com este primeiro concerto de uma série de alguns que se pensam fazer, fazer ver a todos quantos estavam na sala, sobretudo aos mais novos, que a música clássica não é uma coisa "chata".

Nota breve antes de continuar: ficou curioso quem vos escreve estas linhas à resposta que seria dada a um jovem que perguntou ao pai, "Como é que vamos ouvir música sem colunas?". No fim e embora não muito convencido, acabou por responder que tinha percebido.

O programa escolhido foi um crescendo de emoções já que começámos com o excerto da 9.ª Sinfonia "Ode à Alegria" e seguimos para a "Pastoral". Honras de abertura para o homenageado, Beethoven. "Passeámos" depois por Johannes Brahms, Antonín Dvorák e acabámos com quem "fez sair a música dos palácios para o povo", nas palavras do Maestro Osvaldo Ferreira e que fez soltar a alegria de todos os presentes que acompanharam com palmas Johann Strauss II.

Porque o dia no Porto estava menos quente, não foi preciso muito para aquecer a sala com alguns encores e alguma tristeza porque o que é bom acaba depressa. Mas segundo se apurou, mais se seguirão numa sala onde todos os preceitos de segurança foram cumpridos, à entrada, à saída e na lotação, que passou de 2.600 lugares para 1.200, ontem quase cheios.

Ficamos à espera de mais em setembro. Da manhã, algumas fotos para mais tarde recordar.

Publicado em 20/07/2020