Cultura

Concertos Promenade 2.0: "Pedro e o Lobo" no Coliseu Porto Ageas

O bom filho à casa torna

A última festa, que foi os Concertos Promenade, teve lugar em 2014. Não importa referir o motivo pelo qual foram suspensos, antes a Festa que aconteceu ontem, 30 de maio de 2021, no Coliseu do Porto, com o seu regresso ao público que encheu a lotação reduzida a que está sujeito, como tantas outras salas de espetáculo.

Porquê o ênfase na Festa? Porque de facto o são, podendo mostrar a pais e filhos que a música clássica não tem que ser "chata" e que até se "ouve sem colunas".

Com uma plateia cheia de gente nova, alguma bem nova, houve quem aprendesse ou lembrasse um pouco de tudo. Os que ficaram a saber pela primeira vez o que é um Concerto Promenade e outros que viram com agrado o regresso à sala do Porto, o nosso Coliseu.

Porque nada é feito ao acaso, o programa deu ênfase a uma obra composta em 1936 por Sergei Prokofiev, "Pedro e o Lobo", quem sabe para cativar o público mais jovem, magistralmente interpretada pela Orquestra Clássica de Espinho, sob a batuta de Cesário Costa, Maestro deste concerto.

Interpretando cada instrumento o animal da fábula, havia que contar a história. Coube a Bruno Nogueira esse papel que, nas palavras do próprio, teve o trabalho facilitado. Afinal e desta vez, o texto estava à sua frente para ser lido.

Fica para o fim uma palavra muito especial para o regresso de Jorge Castro Ribeiro, apresentador musicólogo de longa data destes concertos, que são uma festa.

Vamos ter até 19 de dezembro deste ano um concerto por mês, sendo o próximo já no dia 20 de junho, onde se vão ouvir Músicas do Mundo. O restante programa pode ser consultado na página oficial do Coliseu Porto Ageas.

Da estreia ficam algumas fotos tiradas por quem, com alegria de quem viveu o momento, vos escreve estas linhas. Não percam.

Publicado em 31/05/2021