Cultura

"Cavalleria Rusticana"

O regresso da Ópera ao Coliseu Porto Ageas

Desde que eu me lembre, e perdoem-me o tratamento na primeira pessoa, não serei o único a ter recordações que quando do nosso Coliseu do Porto se falava, dois eventos vinham à mente, Concertos Promenade e Ópera.

Arredados que estiveram uns tempos desta sala, foi com agrado que vimos o regresso a esta Sala dos Concertos Promenade, o primeiro a 30 de maio, de que já vos demos nota, e da Ópera que voltou no dia 9 de junho, no ano em que esta sala completa 80 anos de vida.

A obra escolhida para este regresso foi "Cavalleria Rusticana", uma ópera de Pietro Mascagni, apresentada num ato único apesar de dividida em duas partes separadas por um intermezzo.

De acordo com o site do Coliseu, que nos permitimos citar: "80 anos são história, missão, tradição e responsabilidade. 2021 assinala o regresso de projetos que fazem parte da génese do Coliseu, e a ópera é uma das principais apostas. A primeira produção é "Cavalleria Rusticana", de Pietro Mascagni, com estreia marcada para 9 de junho. Considerada a primeira ópera verista italiana, corrente que introduziu um maior realismo na narrativa, por oposição ao romantismo, "Cavalleria Rusticana" é uma ópera em um ato onde o amor, a traição e a vingança são os ingredientes principais (...). Estreada em Roma, em 1890, a obra-prima de Pietro Mascagni vai ser apresentada no Coliseu Porto Ageas com corpos artísticos e solistas de grande talento, com destaque para os que atuam em Portugal, numa produção que marca o grande regresso da ópera a este teatro".

"Così Fan Tutte" é a próxima obra a apresentar a 4 de setembro, mais uma vez com benefício para os nossos Associados, assim como os Promenade, estes à razão de um por mês. A não perder.

Publicado em 14/06/2021