Cultura

"Metropolis"

"O mediador entre a cabeça e as mãos tem de ser o coração"

Metropolis é um filme alemão de ficção científica lançado em 1927. Realizado pelo cineasta austríaco Fritz Lang, foi na altura a produção mais cara até então filmada na Europa. De acordo com opiniões de especialistas, é um dos grandes expoentes do expressionismo alemão, uma obra-prima à frente do seu tempo e que ainda hoje foca um tema atual, a luta de classes.

Considerado na altura controverso, o resultado de bilheteria não foi famoso. De acordo com indicações que nos são fornecidas na remasterização projetada de Metropolis para digital, não se sabia do paradeiro dos negativos, pelo que, do filme original, apenas se salvaram duas horas.

Não havendo som em 1927, a banda sonora era tocada ao vivo num piano ou com orquestra, isto nas produções mais caras. Talvez por isso, e anos mais tarde, decidiu Filipe Raposo, pianista residente da Cinemateca Portuguesa, criar uma partitura para acompanhar o filme, interpretada magistralmente pelo próprio e pela Orquestra Sinfónica Portuguesa dirigida por Cesário Costa.

Foi ontem, dia 23 de julho, no Coliseu Porto Ageas, onde todas as regras de segurança foram mais uma vez cumpridas. Do momento, ficam as fotos possíveis.

Publicado em 24/07/2020