Cultura

Comédia "Feliz Aniversário", com João Baião, no Coliseu Porto Ageas e no Teatro Tivoli BBVA

Num ritmo diferente, mas alucinante!

Texto e fotos da autoria de Francisco Zuzarte

Confessa quem vos escreve estas linhas, que a expectativa se situava mediana em relação a "Feliz Aniversário", comédia encenada por João Baião. Não sabemos qual seria a dos cerca de 100 associados que em Lisboa e no Porto a viram com o benefício que a B Produções proporcionou, mas, no que toca a quem vos escreve estas linhas, foi superada.

João Baião habitou-nos ao longo dos anos a um registo diferente daquele que vemos nesta comédia, algo que quem viu há alguns anos a "Rainha do Ferro Velho" nos mostrou que não é apenas o homem do Big Show Sic e do Domingão.

Já se disse que Bernardo tem uma casa de campo onde passa, pensamos, os fins de semana. Neste, especial, espera que a sua mulher vá visitar a mãe, deixando campo livre para a festa de aniversário especial para a sua amante, Tina. Só que a distinta, mulher, tem outros planos e acaba por não ir, já que ela própria fica doente...

Aí a coisa complica-se, já que Bernardo vai ser surpreendido e surpreender com um conjunto de aventuras que nos fazem rir durante cerca de 2:30 horas (com intervalo para fazer um ...!), que não se dão como perdidas.

Um exercício perfeito de encenação à mistura com muitas gargalhadas, do público e não só. Aguardamos por resposta das condições quanto à divulgação deste espetáculo noutras cidades.

Publicado em 11/06/2024