Cultura

Clube Millennium bcp promoveu um workshop de "Fotografia Mobile"

"Tou xim? É p'ra mim?"

Em 1995, a então Telecel lançava uma campanha publicitária de impacto, com o lançamento de algo que para o comum de nós era impossível. Fazer uma chamada telefónica sem a utilização de um telefone com fios.

O primeiro telemóvel do mundo foi o Motorola DynaTAC 8000X, desenvolvido pelo engenheiro Martin Cooper, nos Estados Unidos, que realizou a primeira chamada num protótipo, em 1973. Mas o aparelho demorou mais de dez anos para começar a ser vendido. Dos preços, tamanho e peso com que vieram na altura, é melhor nem falar.

À medida que o tempo foi passando, passámos por todo o tipo de aparelhos, uns que cabiam na palma da mão e outros cujo peso foi ficando mais leve. Num ápice chegámos a uma evolução que dependemos deles para tudo. Jogar, consultar redes sociais, comentar e ser comentado, fotografar e, por fim, falar ao telefone. Da forma tradicional ou por vídeo chamada.

Pela correria em que vivemos, não temos tempo ou não queremos, pela facilidade que temos em apontar e disparar, de olhar para todas as opções que o telemóvel nos oferece. O conceito atual assenta há muito tempo em comprar uma "máquina" fotográfica que faz chamadas.

Daí que um ensino ministrado sobre outras possibilidades que o "bicho" nos oferece, foram-nos dadas a conhecer nos dias 13, 15 e 16 de fevereiro. Valeu a pena.

Publicado em 07/03/2024