Cultura

Recital Final do Ano Letivo da Escola de Música

Evento realizado no Tagus Park juntou alunos, professores, familiares de alunos e diretores do Clube

Decorreu no passado dia 25 de junho pelas 16h00, no Auditório do Edifício 8 (Tagus Park), o recital da nossa Escola de Música, que contou com a participação de cerca de 20 alunos de piano e guitarra. Este evento foi o culminar de um ano de trabalho e dedicação num esforço conjunto levado a cabo por alunos, professores, familiares de alunos e diretores do Clube.

Este recital contou com o apoio precioso da KAWAI Portugal com a qual se estabeleceu uma parceria que possibilitou o empréstimo sem custos associados de 4 pianos digitais (dois para execução, no palco, e dois para exposição), sem a qual não teria sido possível a opção por algumas das peças que fizeram parte do repertório apresentado.

Refira-se que a Escola procurou entregar um recital de nível elevado, tanto pelo grau de dificuldade do programa selecionado, como pela qualidade da execução das obras e seriedade dos alunos ao encarar o palco.

Tratou-se de uma opção distintiva escolhida com o propósito de espelhar o processo de evolução da Escola que prefaz 4 anos de funcionamento e tem podido contar com um corpo docente estável e um conjunto de alunos em qualidade e quantidade suscetível de permitir a assunção de maiores responsabilidades na execução das obras mais complexas.

O repertório foi variado, percorrendo vários planos da História da Música desde o Barroco, Clássico e Romântico até obras mais ligeiras e recentes como Ragtimes, Blues, Boogies e êxitos intemporais como: Let It Be (Beatles), Hallelujah (Leonard Cohen), Feeling Good (na versão dos Muse) e Over The Rainbow (Harold Arlem).

Realce para o facto de terem sido apresentadas pela primeira vez três obras compostas por alunos e professores da escola:

- A música "Eu Sou Um Dó", da autoria do aluno Gonçalo Rasteiro (6 anos), interpretada pela colega Mariana Tibério (6 anos);
- A música "Stay", da autoria da aluna Matilde Silva (14 anos);
- A música "Old Rock", da autoria do professor Pedro Mata e interpretada pelo próprio em conjunto com as alunas Inês Macário e Marta Martins.

Registaram-se vários momentos de atuação de dois alunos em simultâneo e o recital terminou com dois andamentos da muito conhecida Suite Peer Gynt de Edward Grieg, numa versão para 2 pianos, 8 mãos (vídeo disponível no YouTube).

O Recital acabou por concluir com pleno sucesso o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo.

A escolha do Auditório Principal do Millennium bcp, gentilmente cedido pela digníssima Administração, possibilitou o melhor enquadramento para este tipo de evento considerando as suas condições superiores de acústica e de conforto para executantes e assistentes. Estiveram presentes cerca de 100 pessoas que assistiram às apresentações de alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 70 anos.

O objetivo para o próximo ano é fazer mais e melhor. Voltar a subir a fasquia. Aumentar o grau de dificuldade das obras apresentadas. Voltar a dar espaço para que os alunos apresentem criações suas.

Ter uma Escola digna de referência no meio não só em número de alunos mas que seja particularmente notada pela qualidade de ensino que promove.

Pretende-se que os alunos criem em si, semana após semana, um fascínio maior pela música, uma maior capacidade de se superarem com a certeza de que hoje tocam melhor do que tocavam ontem.

Para que a nossa Escola seja sempre um bom cartão de visita do Clube e do Banco.

Deixamos ainda um agradecimento especial à Direção do Clube pelo apoio constante e incondicional no ano letivo que agora terminou, apoio esse que nos permitiu elevar a Escola a um novo patamar e fazer do ano lectivo 2015/2016 um ano inesquecível na sua história.

Publicado em 13/07/2016