Cultura

Recital Final do Clube Millennium bcp celebrado em Lisboa

Um regresso há muito desejado por alunos e professores, assim como por toda a comunidade associativa do Clube

Decorreu, no passado dia 25 de junho de 2022, a 30.ª Audição da Escola de Música do Clube Millennium bcp.

Tratou-se da Audição de Final de Ano Letivo, com a particularidade de ter decorrido nas instalações da Calçada da Palma de Baixo, em Lisboa, marcando um regresso há muito desejado e ansiado por Alunos e Professores, assim como por toda a comunidade associativa do Clube, considerando que desde a Audição de Natal de 2019, pré-pandemia, não mais foi possível organizar e proporcionar um evento ao vivo em que os alunos apresentassem as suas peças e partilhassem as capacidades adquiridas em cada instrumento: Piano, Guitarra, Canto e, pela primeira vez, Música de Conjunto.

Desta feita, foi possível materializar uma apresentação ao vivo e não por plataforma digital, meio pelo qual decorreram todos os eventos durante mais de dois anos de pandemia.

Foi assim, com muito renovado entusiasmo e expectativa, que se reuniram os alunos e professores para o recital de verão numa sala novamente composta por muitos familiares e amigos dos executantes, que acompanharam e aplaudiram os diversos momentos musicais apresentados.

No total foram executadas 18 peças por cerca de 15 alunos, sendo que, pela primeira vez, tivemos a oportunidade de assistir à performance de um trio de Música de Conjunto composto pela Cristina Ferreira e os irmãos Ricardo e Rodrigo Baptista. A qualidade das interpretações foi bastante elevada e o ambiente gerado permitiu a transmissão viva de emoções entre os executantes e os ouvintes na plateia.

No final ficou uma enorme satisfação de ver reconhecida a evolução de todo o trabalho desenvolvido em ambiente de pandemia.

As aulas remotas/digitais constituíram um desafio para professores e alunos, mas o empenho de todos provou que as capacidades e a resiliência humanas, quando testadas no seu limite, possibilitam respostas que ultrapassam as melhores perspetivas.

A Direção do Clube Millennium bcp congratula-se assim pelo esforço de cada Aluno, assim como por todo o trabalho planeado e desenvolvido pelos Professores Joana Wagner, António L. Menezes e Pedro Mata, cuja capacidade de adaptação ao longo dos dois anos de pandemia e isolamento possibilitou a migração com sucesso das aulas e audições presenciais para um formato digital.

Neste período, o Clube conseguiu transformar as dificuldades em oportunidades e dar uma expressão nacional a esta sua atividade com a adesão de alunos de várias partes do país, situação só possível com a versatilidade de qualidade tecnológica dos canais remotos utilizados, as competências dos professores e talentos dos alunos.

Agora, de regresso, desejamos poder revitalizar a interação em pessoa, mas sem deixar de apostar no formato híbrido em que os alunos podem continuar a beneficiar das aulas digitais.

O Mundo mudou e o Clube Millennium bcp também. Fomos resilientes provando que "Juntos Somos Mais Fortes"!

Aceda aqui ao vídeo da 30.ª audição da Escola de Música (vídeo em atualização).

Publicado em 18/07/2022