Cultura

Cantares ao Menino, Reis e Janeiras

MilRaízes atuou a convite da Junta de Freguesia das Avenidas Novas em Lisboa

A Junta de Freguesia das Avenidas Novas convidou-nos a participar nas iniciativas desta, que programou mercados de Natal em diversos pontos da freguesia lisboeta.

Estivemos no Mercado do Rego, o único que se realizou por ser num espaço coberto. Todos os outros foram desmarcados, como foi o caso do Mercado no Saldanha por onde também passaríamos. Marcaram presença poucas pessoas devido ao mau tempo, mas as suficientes para não estarmos sós. Estivemos bem e a boa disposição não faltou.

O responsável da cultura abordou-nos no sentido de colaborarmos em outras temáticas da iniciativa da Junta de Freguesia. O Grupo MilRaízes, pela sua diversificação e plena consciência do seu trabalho ao longo dos anos e pela abordagem ao folclore lisboeta, integra-se em eventos diferenciados que visem a cultura alfacinha.

Deixamos o 2019 e vamos encarar o 2020, que não vai ser um ano fácil... Deixo os meus desejos a todos os colegas de felicidade, responsabilidade e consciência de que todos temos de rever a forma como praticamos a nossa existência. Temos valores a preservar e devemos transmiti-los com respeito e verdade.

O princípio de um grupo etnográfico é defender o património das suas gentes muita vez de "chapéu na mão", junto das autoridades mandantes. Que simples lição de vida de uma cultura de um povo tão pouco valorizada! Basta estar atento às "festas televisivas" e ver os conteúdos (conversa não falta).

A responsável técnica e artística do Grupo Mil Raízes, Iva Vieira.

Publicado em 07/01/2020