Cultura

Exposição "Francisco Arruda Furtado, Discípulo de Darwin"

Visita guiada realizada em Lisboa no dia 17 de maio

Duas dezenas de sócios participaram, no dia 17 de maio, na visita em título, que está patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Foi um pouco mais do que o esperado pois a Sra. Dra. Marta Lourenço, subdiretora daquela casa, levou-nos a percorrer outros espaços e contou-nos outras histórias daquele edifício e, por essa razão, a visita demorou bastante mais do que o previsto.

Desde recordar, aos menos jovens, que em 1978 o incêndio destruiu imenso património ali existente, bem como contar-nos as andanças por que passou o túmulo de Telles de Menezes, passando depois pelo anfiteatro onde outrora eram ministradas as aulas de ciências. Tudo isto antes de chegarmos às salas onde está a exposição "Arruda".

Percebemos que Francisco Arruda foi um ser genial, atrevido e metódico, e que sempre na sua vida teve presente esta ideia "Porquê"?. Foi com este seu pensamento que procurou respostas para a existência de muitos espécimes, o que o levou a ter a ousadia de escrever algumas cartas a Darwin, a que este amavelmente respondeu.

Terminada a visita houve ainda oportunidade para os sócios, que não tinham afazeres de maior, passarem pelo núcleo museológico onde está a exposição dedicada aos dinossauros, bem como ao núcleo de mineralogia. E já passava das 14.00 horas quando os últimos sócios abandonaram aquele edifício.

Para ver mais fotos da visita, clique aqui.

Publicado em 20/05/2015